quinta-feira, 24 de março de 2011

Papa na Audiência Geral: O mundo precisa de paz

Bento XVI acolheu na Praça São Pedro, no Vaticano, dia de Audiência Geral, milhares de fiéis e peregrinos provenientes de várias partes do mundo.

Na catequese de hoje, o Papa falou sobre São Lourenço de Brindisi, ilustre doutor da Igreja. São Lourenço entrou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e foi ordenado sacerdote em 1582.

Este notável poliglota foi um pregador incansável e apreciado na Itália e fora dela. Sabia expor com clareza e doçura os fundamentos bíblicos e patrísticos dos artigos da fé cristã, questionada por Martinho Lutero. Na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, São Lourenço foi professor de Teologia, mestre de noviços e ministro geral.

São Lourenço de Brindisi contribuiu muito para o aprofundamento e a renovação da vida cristã, fazendo apelo à coerência de vida com fé professada. Ele passou muito tempo em oração e convidou os sacerdotes e seminaristas a fazerem o mesmo. Foi canonizado em 1881 e proclamado Doutor Apóstolico pelo Beato Papa João XXIII, em 1959, por ocasião do quarto centenário de seu nascimento.

Bento XVI frisou que São Lourenço foi um homem de paz e bom seguidor de Francisco de Assis. "Hoje como nos tempos de São Lourenço de Brindisi, o mundo precisa de paz, necessita de homens e mulheres pacíficos e pacificadores. As pessoas que creem em Deus devem ser sempre fontes e agentes de paz" – disse o pontífice.
 

Fonte: Rádio Vaticano
Local:Cidade do Vaticano