quinta-feira, 24 de março de 2011

24 de Março: Dia de Oração e Jejum em Memória dos Agentes de Pastoral assassinados em 2010 em todo o mundo

Hoje, dia 24, (dia do assassinato de dom Oscar Romero, bispo de El Salvador, 1980) a Juventude Missionária na Itália celebra o 19º Dia de Oração e Jejum em Memória dos Agentes de Pastoral assassinados em 2010 em todo o mundo.

A Agência Fides publicou em dezembro do ano passado a lista dos agentes pastorais, bispos, sacerdotes, religiosos e leigos assassinados em 2010. De acordo com as informações da Agência, foram assassinados 23 agentes de pastorais, um bispo, 15 sacerdotes, um religioso, uma religiosa, dois seminaristas e três leigos.

Os dados da Agência especificam os continentes em que foram mortos os agentes. A América, por exemplo, é o continente com o número mais elevado de assassinatos: foram 15 agentes pastorais, 10 sacerdotes, um religioso, um seminarista, três leigos. Atrás da América está a Ásia, com um bispo, quatro padres e uma religiosa, mortos. O continente africano perdeu um sacerdote e um seminarista de modo violento, segundo a Fides.

Somente no Brasil, em 2010, Brasil foram assassinados o padre Dejair Gonçalves de Almeida, em Volta Redonda (RJ), vítima de um assalto; o leigo Epaminondas Marques da Silva foi agredido por um bandido em busca de dinheiro; em Campos Belos (GO), foi assassinado o padre Rubens Almeida Gonçalves, provavelmente após uma discussão sobre o aluguel de uma sala paroquial. No estado do Maranhão o seminarista Mario Dayvit Pinheiro Reis perdeu a vida após ladrões tentarem roubar seu carro. O padre Bernardo Muniz Rabelo Amaral foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) por um homem a quem havia oferecido carona, no município de Humberto de Campos (MA).

Jornada dos Missionários Mártires 2011 no Brasil

Algumas comunidades cristãs e organismos eclesiais no Brasil aderiram à iniciativa. Parte dos subsídios preparados para a celebração encontra-se traduzido para o português e pode ser baixado em PDF. Confira:

- Vigília de Oração pelos Missionários Mártires - http://www.revistamissoes.org.br/public/images/mcefiles/docs/jornada_vig.pdf

- Jornada dos Missionários Mártires 2011 - Adoração Eucarística - http://www.revistamissoes.org.br/public/images/mcefiles/docs/jornada_miss.pdf

Mais informações: Jornada dos Missionários Mártires.