quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Carta da Congregação para o Clero ressalta a identidade missionária do sacerdote

"Fortalecer o zelo apostólico e missionário dos sacerdotes." Este é o objetivo da carta pastoral publicada, na segunda-feira, 24, pela Congregação para o Clero intitulada: "A identidade missionária do presbítero na Igreja como dimensão intrínseca do exercício do tríplice múnus”.

"A carta retoma e relança o tema da última Assembleia Plenária do organismo vaticano, realizada em março de 2009, e aprofunda as questões atuais importantes para a vida da Igreja", destacou o prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Mauro Piacenza, no jornal L’Osservatore Romano.

"A Igreja peregrina é por sua natureza missionária", ressalta dom Mauro, lembrando que o Concílio Vaticano II, seguindo a tradição, reitera a missionariedade da Igreja.

A carta frisa ainda a necessidade universal de um renovado compromisso missionário. "A missão se realiza e é eficaz lá onde vive, reza, sofre e trabalha um autêntico discípulo de Cristo. Espero que essa carta possa enriquecer o cotidiano compromisso missionário dos sacerdotes, na consciência de que tal compromisso depende do acolhimento na oração da obra do Espírito Santo em suas vidas", concluiu o cardeal Piacenza.

Fonte: CNBB
Local: Brasil