segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Atividades da Escola de Fé e Política “Dom Luciano Mendes” começam em fevereiro

Nos dias 11 a 13 de fevereiro, tem início o 1º módulo de formação da Escola de Fé e Política “Dom Luciano Mendes de Almeida, da arquidiocese de Mariana (MG). A duração do curso será de um ano dividido em quatro módulos dentro da metodologia da educação popular. As atividades práticas serão voltadas para a realidade pastoral e com acompanhamento dos assessores.

Entre os principais objetivos da escola está a criação de uma rede de militantes que seja fortalecida com ações integradas e articuladas; formação de agentes multiplicadores para a educação popular, intensificação e participação dos agentes pastorais sociais e fortalecimento dos movimentos sociais e populares nas regiões e municípios da arquidiocese de Mariana.

Os módulos de formação serão realizados na Casa de Formação Cardeal Cardjin Centrum, em Conselheiro Lafaiete, com início às sextas-feiras às 18h e término no domingo às 16h.

Outras informações no Centro de Pastoral da Região Oeste pelo telefone/fax: (31) 3763-1098 ou no e-mail: escoladomluciano@hotmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Aos que fizeram sua pré-inscrição deverão confirmar sua participação pelo telefone (31) 3763-1098 ou pelo e-mail: escoladomluciano@hotmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , até a próxima terça-feira, 25 de janeiro.

Histórico

A proposta da Escola de Fé e Política da arquidiocese de Mariana teve suas raízes na organização do Movimento Fé e Política, surgido no ano de 2000 com lideranças da Pastoral da Juventude, Pastorais da Criança e do Menor, CEBs e outras lideranças ligadas às Pastorais e movimentos Sociais, sobretudo, na perspectiva de uma formação permanente.

A partir de 2008 fomentou-se a ideia de organizar a formação de lideranças, oferecendo conteúdos que ajudassem os cristãos na missão de serem sal e luz no meio da realidade política, econômica, religiosa e social onde estão inseridos. Daí surgiu a necessidade de um curso sistemático, que, com o apoio do arcebispo, dom Geraldo Lyrio Rocha, em parceria com a Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM), configurou-se na Escola de Fé e Política - Dom Luciano Mendes de Almeida. O nome é uma homenagem àquele que tanto contribuiu para a formação de lideranças, participou de suas lutas e sonhou a civilização do amor. A inspiração do nome vem da Escola Nacional que tem por nome outro grande Pastor, “Dom Helder Câmara”.

Fonte: CNBB