quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Porto Alegre e São Luís ganham bispos auxiliares e dom Mário Marquez é transferido para Joaçaba

O papa Bento XVI anunciou, nesta quarta-feira, 22, três novas nomeações de bispos para o Brasil. O bispo auxiliar de Vitória (ES), dom Mario Marquez, da Ordem dos Frades Menores Capuchinos (OFMCap), foi transferido para a diocese de Joaçaba, sua terra natal, em Santa Catarina, vacante desde 14 de abril, após a renúncia de dom Walmir Alberto Valle, IMC.

Para a arquidiocese de Porto Alegre (RS) foi nomeado bispo auxiliar o padre Agenor Girardi, da congregação Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC), atualmente, pároco da paróquia São José, em Francisco Beltrão, no Paraná.

Já o padre José Carlos Chacorowski, da Congregação da Missão, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de São Luís do Maranhão (MA). Atualmente padre José Carlos é diretor provincial das Filhas da Caridade da Província da Amazônia e reside em Belém (PA).

O novo bispo de Joaçaba, dom Mário, tem 58 anos. Foi ordenado padre em 22 de novembro de 1980 e bispo auxiliar de Vitória no dia 6 de agosto de 2006. Seu lema episcopal é “Viver e anunciar o evangelho”.
Os bispos auxiliares

O catarinense padre Agenor Girardi, 58, nasceu no dia 2 de fevereiro de 1952, na cidade de Orleães. Entrou para o Seminário Menor São José, dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, em 1966, em Francisco Beltrão (PR). Cursou filosofia na PUC de Campinas e teologia em São Paulo. Na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, fez mestrado em Teologia e Espiritualidade. Tem mestrado também em Teologia da Vida Consagrada, pelo Instituto Claretiano, em Roma.

Ordenado presbítero no dia 5 de setembro de 1982, padre Agenor foi reitor do Seminário Menor São José, em Francisco Beltrão; mestre de noviços em Pirassununga (SP); trabalhou na Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), no Rio de Janeiro, e na coordenação do Centro de Teologia e Espiritualidade (CETESP). Foi ainda reitor e pároco do Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Curitiba. Desde 2001 trabalha na paróquia São José, em Francisco Beltrão, primeiro como vigário paroquial, depois como pároco.

Padre José Carlos, 54, é de Curitiba (PR), nascido no dia 26 de dezembro de 1956. Começou seus estudos no Seminário Menor São Vicente de Paulo, da Congregação da Missão, em Araucária, no Paraná, em 1968. O curso de teologia foi feito no Studium Theologicum, dos Claretianos, em Curitiba.

Foi ordenado presbítero no dia 2 de julho de 1980, no Rio de Janeiro, pelo papa João Paulo II. Depois de ordenado, exerceu inúmeras atividades: professor no seminário da diocese de Palmas (PR); missionário no Zaire (hoje, República Democrática do Congo) de 1982 a 1987; diretor da Província das Filhas da Caridade da Província de Curitiba; pároco da paróquia do Senhor Bom Jesus dos Perdões, em Guaraqueçaba, no Paraná. Desde junho do ano passado é diretor das Filhas da Caridade da Província da Amazônia.

Fonte: CNBB