quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Em Manila uma nova residência para jovens portadores de deficiência, para valorizar as capacidades de cada um

Uma casa simples em um ambiente projetado para acomodar uma família de vinte crianças com deficiência mental e física: é a Guanella Home for Special Children, inaugurada em12 de dezembro na zona de Tandanga Sora, Quezon City. Desde 1996, um pequeno grupo de crianças com deficiência tinha encontrado uma acolhida e atenção em alguns locais adjacentes à capela e inseridos na formação. 

A nova estrutura está localizada dentro de uma área de dois hectares, onde, desde 1993, a Casa Mãe da Guanellianos nas Filipinas, o Centro de Formação e Centro Guanella, todos concebidos como "Tenda aberta da Caridade", onde tantos pobres do povoado vizinho encontram atenção, escuta, serviços diários de assistência educacional, assistência médica, reabilitação, apoio nutricional, assistência social, formação de valores cristãos, a participação na rede de solidariedade e de uma série de atividades para promover o desenvolvimento humano integral, buscando restaurar esperança para aqueles que precisam, redescobrir e reforçar as competências e recursos de cada um. 

É um edifício luminoso e funcional, num plano totalmente acessível, com uma grande área para a recepção, o escritório para o coordenador, a enfermaria e espaço para reabilitação física, cozinha, refeitório, uma sala multiuso para atividades recreativas, sociais e religiosas, dois dormitórios com número suficiente de banheiros e toaletes, uma sala para o coordenador e uma sala para o pessoal da noite, lavanderia, sala espaçosa para atividades de trabalho e terapia ocupacional. Os garotos são divididos em dois grupos: doze têm entre 5 e 15 anos, enquanto que 8 são maiores. A gestão e animação da casa é confiada a uma equipe de educação guanelianas assistidos por dois professores, assistente social, pelo pessoal da cozinha e lavanderia e um grupo de voluntários.

Fonte: Agência Fides
Local: Manila - Quezon City  - Filipinas