quarta-feira, 15 de setembro de 2010

“O desemprego juvenil é uma ameaça à estabilidade social”, afirma a Fides o Arcebispo de Freetown

“Ainda estamos vivendo em uma situação pós-bélica depois da conclusão, oito anos atrás, da terrível guerra de 1992-2002”, afirma à Agência Fides Dom Edward Tamba Charles, Arcebispo de Freetown and Bo, na Serra Leoa, que está presente em Roma para o Seminário dos Bispos de recente nomeação, organizado pela Congregação para a Evangelização dos Povos (veja Fides 6/9/2010).
 
“Ainda estamos empenhados no processo de reabilitação das pessoas e das estruturas do país. A obra da Igreja está sendo retomada gradualmente. A próxima ereção de um nova diocese demonstra a vitalidade da Igreja local. A nova diocese nascerá da separação da Arquidiocese de Freetown da cidade de Bo. Eu sou o Arcebispo de ambas as cidades. Em breve, Bo se separará de Freetown e se tornará uma diocese separada.”
 
Quanto aos preparativos para a formação da nova diocese, Dom Charles afirma: “Enviamos ao Vaticano a documentação. Estamos rezando com fervor para que os procedimentos avancem. 
Em especial, que o território da nova diocese seja definido, e depois seja nomeado o Bispo. Assim, depois, cada área poderá se reorganizar em vista de um novo ímpeto para a evangelização”.
 
Em nível social, Dom Charles afirma: “Gozamos de certa estabilidade e o processo de desarmamento está procedendo bem. Assim, temos poucos casos de roubos à mão armada. A vida das pessoas, porém, é difícil. A recessão econômica global atingiu a todos, mas em países como Serra Leoa tem consequências dramáticas. Em um país como o nosso, boa parte da população depende das remessas dos expatriados na América do Norte e na Europa ocidental. 

Por causa da conjuntura econômica global, diversos emigrantes de Serra Leoa perderam o trabalho e não são capazes de enviar aos familiares parte do salário. A isso, se acrescenta o aumento do preço dos alimentos e o alto índice de desemprego dos jovens. Este dado é preocupante, porque em um país que acabou de sair da guerra civil ainda existe a possibilidade de que o conflito exploda novamente. Os numerosos jovens desempregados seriam os primeiros a serem recrutados nas milícias”.
 
O Arcebispo de Freetown and Bo se declara preocupado também com o fenômeno do narcotráfico que se verifica em toda a África ocidental.

“Nos últimos anos, a África ocidental é usada sempre mais como ponto de trânsito para a cocaína sul-americana em direção à Europa”, recorda Dom Charles. “Dois anos atrás, provocou estupor a apreensão de 600 quilos de cocaína num avião proveniente de algum lugar da América Latina, que pousou no aeroporto internacional de Freetown. 

Quanto à Associação regional das Conferências Episcopais da África Ocidental, estamos preocupados com este fenômeno, não tanto pelo eventual consumo de droga por parte dos nossos cidadãos (porque as condições econômicas não o permitem), mas pelo aumento da corrupção e, nesta perspectiva, pelo aumento de conflitos violentos entre os narcotraficantes. 

O mercado local da cocaína é muito limitado, mas está aumentando o consumo de uma droga cultivada localmente, a marujana. A polícia apreendeu inúmeras cargas, inclusive caminhões inteiros. Os jovens desocupados são os consumidores. Mas ainda não é, felizmente, uma emergência nacional. Como Pastor, estou muito preocupado com o alto índice de desemprego juvenil”, conclui Dom Charles.

Fonte: Agência Fides