terça-feira, 14 de setembro de 2010

América Latina e Caribe propõem ações para a Missão Continental

A elaboração de um documento com orientações de participação dos Movimentos na Missão Continental foi uma das finalidades do 3º Congresso de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades da América Latina e do Caribe, que aconteceu em Atyrã, Paraguai, de 2 a 5.

Organizado pelo departamento de Comunhão Eclesial e Diálogo do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM), o evento contou com a participação de cerca de 90 pessoas, entre eles, bispos, delegados de 12 conferências episcopais e 32 movimentos eclesiais.

Foram convidados pelo Departamento de Comunhão Eclesial e Diálogo do CELAM os bispos responsáveis pelas Comissões e/ou Departamentos de Leigos das Conferências Episcopais e os Leigos/Delegados de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades da América Latina e Caribe.

Do Brasil estavam presentes, além do bispo de Petrópolis (RJ), dom Filippo Santoro e do assessor para o Setor leigos da CNBB, professor Geraldo Aguiar; Rômulo Romanato e Márcia Elisete de Mesquita Romanato, do Movimento Apostólico de Schoenstatt (SP); Gilberto Gomes Barbosa, Associação Comunidade Obra de Maria (PE) e George Santos Costa, Comunidade Católica Shalom (SE).

Segundo Geraldo Aguiar o Congresso aconteceu num clima de fraternidade, diálogo, de muita participação e com a certeza da presença do Espírito Santo na condução dos trabalhos. "Os participantes avaliaram que o Congresso como produtivo o evento, que avançou em relação aos dois anteriores e que produziu um documento que se constituíra num instrumento para a vida dos movimentos, de sua maior inserção na Missão Continental nas dioceses e paróquias e no enfrentamento dos desafios presentes na América Latina e do Caribe".

Para a elaboração do documento final foram fundamentais as Conferências proferidas no decorrer do Congresso; os resultados dos dois Congressos anteriores e o Documento Final do Encontro dos Bispos das Comissões para o Laicato das Conferencias Episcopais da América Latina e Caribe de 2009. As Conferências foram as seguintes: "Os Pastores y Movimentos Eclesiais", dom Javier del Río Alba, arcebispo de Arequipa (Peru); "Critérios de Eclesialidade e Comunhão Eclesial dos Movimentos", dom Sérgio Alfredo Gualberti Calandrina, bispo auxiliar de Santa Cruz (Bolívia) e "Os Movimentos Eclesiais e sua Missão na Igreja e no Mundo", por Diego de Robina, assistente do diretor geral para o Movimento Regnum Christi (Chile).

Fonte: CNBB