sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cruz da JMJ em Lisboa, oportunidade de comunhão

Símbolo que mobiliza para a Jornada de Madri reuniu centenas de jovens
 
 Lisboa foi um dos destinos, nesta semana, da passagem da Cruz da JMJ (Jornada Mundial da Juventude) por Portugal.

Centenas de jovens passaram pela igreja de Nossa Senhora de Fátima, nessa terça-feira, a partir das 15h. A missa celebrada às 21h30 congregou cerca de 500 fiéis.

Segundo informa Agência Ecclesia, o encontro, dirigido especialmente aos jovens das dioceses de Lisboa e Setúbal, começou com a procissão e entronização da cruz, à luz de velas.

Seguiu-se um tempo de adoração durante o qual os fiéis ajoelharam em frente da representação da crucificação de Jesus, tocando-a com as mãos e a fronte.

Os momentos de silêncio foram pontuados com cânticos, passagem de vídeos sobre as JMJ e leitura de textos alusivos ao tema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, que marcará o próximo encontro mundial da juventude católica, entre 16 e 21 de agosto de 2011, em Madri.

O padre Carlos Gonçalves, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Lisboa, definiu o momento como “uma oportunidade de comunhão com muitas pessoas, que em tantos anos, também contactaram com a Cruz”, algo que dá aos jovens “uma perspectiva diferente do que é ser Igreja”.

Este símbolo, aparentemente de morte, é na verdade “um sinal de ressurreição e de vida, que nos desarma”, considera o sacerdote, acrescentando que “diante da Cruz, há pessoas que mudam a sua vida”.

Fonte: Agência Ecclesia