segunda-feira, 26 de julho de 2010

Os Salesianos: formação e trabalho para dois milhões de jovens pobres

Um plano de formação profissional e de emprego para mais de dois milhões de jovens das zonas rurais, na maior parte pobres, dalits e sem casta: é a iniciativa lançada pelos Salesianos de dom Bosco na Índia por meio do plano denominado BASE (Bosco Academy for Skills & Employment), gerido em todo o território nacional pelos Salesianos da rede “Don Bosco Technical Institute” em cooperação com o Ministério para o Desenvolvimento rural.
 
Conforme informado à Agência Fides, o plano de formação prevê a educação gratuita na área de informática, de administração, de técnicas agrícolas para os jovens das áreas rurais, com o objetivo de dar eles conhecimentos e competências, facilitando a sua inserção no mundo do trabalho.
 
A “Don Bosco Tech” é uma rede de 125 centros Salesianos espalhados por 25 estados indianos que a tornam a grande Organização não-governamental ativa no território indiano na área de formação profissional. Os centros recebem e fornecem educação especialmente aos jovens de áreas marginalizadas economicamente e socialmente, para a maior parte das famílias que vivem abaixo da linha de pobreza. Atuam, portanto, concretamente, para o desenvolvimento humano, social e econômico das classes mais pobres da população indiana, daquelas excluídas do grande desenvolvimento urbano e industrial, explica em uma nota enviada à Fides o Salesiano pe. Ramesh Cherian.

“Até 2020 teremos conseguido gerar emprego para mais de dois milhões de jovens”, disse à Fides com esperança e satisfação o Salesiano pe. A.M. Jose, Coordenador nacional do “DB Tech” network.

Fonte: Agência Fides
Local: Nova Déli - Índia