segunda-feira, 14 de junho de 2010

Lançamento do livro: A missão em debate - Provocações à luz de Aparecida

A conferência de Aparecida se realiza em um momento em que os países do mundo e, em particular, da América Latina e do Caribe, atravessam um profunda crise em seus sistemas econômicas e políticos, com ampla repercussão moral e social.

O Documento de Aparecida reconhece a dificil e complexa situação da nossa sociedade e, por conseguinte, o enorme desafio da Igreja, chamada a refletir sobre a sua missão e a sugerir propostas concretas que respondam às novas circunstâncias latino-americanas e mundiais (cf. DAp 11). Os autores desta obra, competentes em suas especialidades e movidos por um profundo espírito eclesial, trazem uma contribuição qualificada, com suas reflexões e sugestões, para o bom êxito do projeto missionário da Igreja. Cada um assume a responsabilidade de suas contribuições dentre de um pluralsimo de opções construtivas. 

Querem, deste modo, contagiar o leitor com o seu entusiasmo e realismo, suas preocupações e esperanças. A intenção destas páginas é chegar a quem conhece o Documento de Aparecida, mas também aos que, mesmo não o conhecendo, sentem uma preocupação real pela situação da nossa Igreja e do nosso povo.
(AMERINDIA. A missão em debate: provocações à luz de Aparecida. São Paulo: Paulinas, 2010)
 
Entre muitos artigos neste livro:
- Jon Sobrino. "O estilo de Jesus como paradigma da missão".
- Paulo Suess. "A missão da Igreja: lembrar o Reino, zelar pela vida".
- Barbara Bucker. "Deus nos criou, homem e mulher".
- Afonso Murad. "Ecologia e missão: um olhar a partir do Documento de Aparecida".
-Silvia Regina de Lima Silva. "Uma missão descolonizadora de nossas mentes em relação aos afrodescendentes".
- Maria Clara Lucchetti Bingemer. "A missão como seguimento de Jesus Cristo no Espírito".