sexta-feira, 11 de junho de 2010

Congresso sobre Tráfico de Pessoas prorroga prazo de inscrição de trabalhos

O Comitê Acadêmico do II Congresso Latino-americano sobre Tráfico de Pessoas: Gênero, Migração e Direitos Humanos, está recebendo, até 31 de agosto, para análise e aprovação, resumo de trabalhos de pessoas interessadas em participar dos simpósios do evento. O Congresso será realizado de 21 a 24 de setembro deste ano, na Universidade Iberoamericana de Puebla, na cidade de Puebla, no México.

O material deve ser enviado diretamente ao responsável pela mesa temática, relacionada com o trabalho enviado pelo candidato, que pode ser conferida através do site do evento: www.tratacongreso2010.org. É necessário antes fazer registro e inscrição na página do Congresso. As pessoas que receberem a carta de aceitação devem fazer o pagamento da taxa correspondente, preencher a ficha de inscrição e enviar cópia do comprovante de pagamento ou depósito bancário pelo site.

O evento é uma iniciativa da Universidade Iberoamericana Puebla, do Instituto de Investigações Gino Germani da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires, do Centro de Estudos Sociais e Culturais Antonio de Montesinos, do Centro Frei Julián Garcpes "Direitos Humanos e Desenvolvimento Local" entre outras instituições.

O objetivo do Congresso é aprofundar a investigação sobre o tráfico humano na América Latina, com o intuito de contribuir com projetos e intervenções em políticas públicas na região, e também pressionar os governos para que eles assumam os compromissos estabelecidos nos instrumentos internacionais de proteção e ações efetivas para o combate a este crime, incluindo um serviço de atenção às vítimas.

O Congresso, que tem como foco reunir membros da comunidade acadêmica e de organizações da sociedade da América Latina, será realizado na perspectiva de se discutir as proporções alarmantes a que se chegou o tráfico de pessoas na região e a relação com temas como migração, violência de gênero e de infância.

O tráfico de seres humanos, sobretudo de mulheres e crianças para fins de exploração sexual, atingiu níveis alarmantes não só internacionalmente, como também dentro dos territórios das nações.

Desde a aprovação do Protocolo para Reprimir, Prevenir e Sancionar o Tráfico de Pessoas em 2000, no marco da Convenção das Nações Unidas contra o crime organizado internacional, entidades e profissionais de direitos humanos somam esforços no sentido de garantir o direito das mulheres, crianças e migrantes.

Para saber mais informações consultar o site: www.tratacongreso2010.org ou enviar e-mail para: oscar.castro@iberopuebla.edu.mx ou sergio.luna@iberopuebla.edu.mx.


Fonte: Adital
Local: Brasil