quarta-feira, 28 de abril de 2010

Uruaçu realiza o 4º Encontro Diocesano para Universitários

Solidariedade, interação entre universitários, formação da consciência crítica, partilha de conhecimentos marcaram o 4º Encontro Diocesano Universitário (EDU). O evento aconteceu no último domingo, 25, no salão da Igreja São Sebastião, em Uruaçu (GO), organizado pela Pastoral da Educação diocesana. Estiveram presentes cerca de 65 acadêmicos de diferentes Instituições de Ensino Superior da região. O encontro teve como tema “Juntos por uma economia solidária”.

A Missionária de Cristo e mestre em Desenvolvimento Econômico, irmã Rita Petra, conferiu a palestra “Economia a serviço da vida”. Segundo as estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Angela, Grasyele e Regiane, “esta conferência ampliou a visão sobre economia, além do mais, devemos lutar por uma economia que seja objetiva, não somente aos interesses do sistema capitalista, mas também aos interesses sociais comuns”.

Já o mestre em Sociologia, professor José Mateus dos Santos, falou sobre “o agronegócio e o desafio do desenvolvimento a serviço da vida”. Ele apontou os malefícios e benefícios desta prática, assim como as bases de um agronegócio a serviço da vida. Para o acadêmico de Ciências Contábeis da UEG – Jaraguá, Pedro Henrique, “foi muito importante saber que o agronegócio não pode apenas se preocupar em gerar lucros, mas também preservar o meio ambiente e promover a pessoa humana”.

O 4º EDU terminou com uma mensagem dos participantes à Sociedade. Neste comunicado, os universitários expressam suas preocupações, apontam seus valores e convidam a todos a promover uma economia mais justa.
Confira abaixo a mensagem na íntegra.

MENSAGEM DOS PARTICIPANTES DO IV ENCONTRO DIOCESANO PARA UNIVERSITÁRIOS À SOCIEDADE
Estivemos reunidos no dia 25 de abril de 2010, no salão da Igreja Matriz São Sebastião, em Uruaçu, como participantes do IV Encontro Diocesano para Universitários, promovido pela Pastoral da Educação da Diocese de Uruaçu com o tema “Juntos por uma economia solidária”. Éramos 65 universitários de várias Instituições de Ensino Superior da região, unidos na alegria que nasce da fraternidade.

Queremos manifestar nossa preocupação quanto ao modelo econômico predominante tanto na sociedade brasileira como nas demais. Ele tem colocado a vida a serviço do dinheiro a tal ponto do ter ser mais importante do que o ser. Ficamos estarrecidos com milhões de brasileiros indigentes e pobres em um país pleno de riquezas naturais. Não concordamos com a devastação do Cerrado pelo agronegócio realizado de modo insustentável, a poluição das águas e destruição das nascentes de rios. Tudo isso em nome de um desenvolvimento que se identifica, erroneamente, apenas com o crescimento econômico sem justiça social e infraestrutura. Não podemos deixar de mencionar a exploração de pessoas sujeitas ao trabalho escravo ou à prostituição vítimas do poder e da ganância. Por fim, rejeitamos todo tipo de processo educacional formador de pessoas como peças inconscientes do sistema.

Não queremos esta economia de morte e sim uma economia a serviço da vida!

Agradecemos a Deus o dom da vida. Por isso, como universitários, comprometemo-nos em educar as pessoas para a prática de uma economia solidária, de cuidado com a criação e valorização da vida como o bem mais precioso. Queremos assumir como nossas bandeiras o amor, a dádiva, a fraternidade, a justiça e a solidariedade. Reconhecemos a beleza do universo e a terra como nossa casa comum. Do seu chão tiramos nosso alimento e da sua água uma das condições indispensáveis para viver. Apoiamos o desenvolvimento que gera saúde física, cultural, psicológica e espiritual; que considera a satisfação das necessidades das pessoas, o crescimento de todos os envolvidos na produção de bens e o cuidado com o planeta.

Conclamamos a sociedade brasileira para ações políticas que levem ao aperfeiçoamento de um modelo econômico que vise à solidariedade e justiça para as pessoas. Convidamos todos a repensarem seriamente seus estilos de vida e levarem em consideração as futuras gerações, portadoras também do direito à vida. Exigimos a Auditoria da Dívida Pública, para evitar que grande parte dos recursos públicos seja destinada ao pagamento dos juros dessa questionável dívida, impossibilitando a realização de investimentos promotores do desenvolvimento das políticas sociais.

Pedimos ao Deus da vida que abençoe a todos e, especialmente aqueles que lidam diretamente com a Economia, neste momento tão decisivo para o planeta e a civilização, encha-nos de esperança e não permita que nos cansemos de semear justiça e paz.

Uruaçu, 25 de março de 2010
Participantes do IV Encontro Diocesano para Universitários
 

Fonte: CNBB
Local:Uruaçu