quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mobilização da Infância e Adolescência Missionária em prol das crianças dos cinco continentes.

“Fomentar a instituição da In­fân­cia Missionária”, esse é desejo dos bispos de toda a América Latina e Caribe expresso no Documento de Aparecida, no número 441 i. Contudo, a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) não nasceu hoje. No próximo dia 19 de maio, a Obra completa 167 anos de fundação.

Dom Carlos Forbin Janson quando, em 1843, fundou a Santa Infância (primeiro nome dado à Infância e Adolescência Missionária), pediu às crianças francesas uma Ave-Maria por dia e uma moeda ao mês. Esse gesto se repete, ainda hoje, em 130 países. Só no Brasil são cerca de 30 mil grupos, mais de 400 mil crianças e adolescentes que assumem o compromisso deixado pelo fundador: “criança ajuda e evangeliza criança”.

Com o intuito de celebrar o aniversário de fundação da IAM, o Regional Sul1 da CNBB organiza, pelo terceiro ano, uma Mobilização. Não se trata de uma festa ou uma campanha, mas um esforço para promover entre todos os grupos da IAM uma integração capaz de aprofundar e colocar em prática a história e o carisma da Obra, garantidos por meio da oração, do sacrifício e da solidariedade universal.

O tema que ajudará na reflexão será "Infância e Adolescência Missionária - Discípulos Missionários nos Cinco Continentes" e lema: "Eles precisam de nós...". Assim, olhando a realidade das crianças de todo o mundo e repetindo o gesto das primeiras crianças missionárias, convidamos os grupos da IAM, paróquias e dioceses, a se reunirem, conforme a sua realidade, no dia 22 ou 23 de maio de 2010, para rezarem as “Ave-Marias”, através do terço missionário e colaborarem “com suas moedinhas”, fruto de sacrifícios, para o Fundo Mundial de Solidariedade da IAM.

No blog da Garotada Missionária (garotadamissionaria.blogspot.com) está disponível roteiros do terço missionário, além do modelo do cofrinho missionário, vídeos e outros subsídios, que poderão auxiliar na organização deste momento.

Nosso desejo é que a esta Mobilização auxilie todos os grupos da IAM a viverem, verdadeiramente, seu carisma, sustentado pelo sacrifício, oração e pela solidariedade universal, formando assim, discípulos missionários capazes de amar os cinco continentes, numa só família.

Equipe da Mobilização Regional da IAM, Sul 1-CNBB