quinta-feira, 1 de abril de 2010

Diretor do filme Avatar reforça luta contra Belo Monte

O produtor e diretor do filme Avatar, James Cameron, dará coletiva hoje (31), às 10h, no hotel Tropical em Manaus. O diretor fez uma visita de três dias na região de Volta Grande do Xingu (PA), onde o Governo Federal pretende construir a Hidrelétrica de Belo Monte. Se construída, a usina será a terceira maior do mundo.

Durante a visita, Cameron foi de barco à Terra Indígena Arara da Volta Grande onde esteve com os indígenas Arara, Kaiapó, Xincrin e outras etnias. Ele ainda visitou outras comunidades que serão atingidas pela obra, que teve licença ambiental expedida no dia 1º de fevereiro deste ano, em meio a grande oposição pública e questionamentos sobre a viabilidade sócioambiental do empreendimento.

O diretor se reuniu com lideranças e representantes do Movimento Indígena, entre eles o Movimento Xingu Vivo para Sempre, quando dialogou com dezenas de militantes pela justiça socioambiental e pelos direitos humanos ameaçados pelo governo e pelos barrageiros que querem destruir um patrimônio da humanidade sem comprovação de viabilidade econômica, quando se tem comprovada inviabilidade socioambiental pelo AHE Belo Monte.

Na conversa eles agradeceram a presença e pediram que ele convocasse essa coletiva com a grande imprensa brasileira para reforçar a luta contra Belo Monte, pedindo ao governo que volte atrás nessa iniciativa que se propõe desagregar culturas indígenas, destruir florestas de rica biodiversidade, ameaçar de desertificação áreas produtivas de assentamentos rurais e terras indígenas, inundar parte da cidade de Altamira e destruir vários outros terrenos onde vivem milhares de pessoas nos municípios de Altamira, Anapu, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Brasil Novo.

 
Fonte: Cimi