quinta-feira, 25 de março de 2010

Papa escreve aos jovens reunidos em Roma

Aprender a amar é o tema do 10.° Fórum Internacional promovido pelo Vaticano

Foi em ambiente de festa e dinamismo que arrancou esta Quarta-feira o 10.° Fórum Internacional de Jovens. Representando 90 países de todo o mundo, estão reunidos em Roma 250 jovens, a convite das conferências episcopais e de movimentos católicos.

O tema “Aprender a amar” foi escolhido pela sua atualidade e urgência dos jovens aprenderem o verdadeiro amor desde cedo.

O Cardeal Stanislaw Rylko, Presidente do Conselho Pontifício para os Leigos abriu este fórum frisando "que a vida não tem sentido se não se experimenta o amor verdadeiro”.

“Esta experiência tem de ser harmoniosa e cada um tem de saber e aprender a dar e receber”, acrescentou.

Para este responsável, o grande problema dos jovens de hoje resulta da incapacidade dos adultos transmitirem os grandes valores aos mais novos e surgirem lacunas de modelos positivos.

“O segredo do amor está na busca de Deus, no tesouro que é a gratuitidade do amor”, indicou.

A sessão de abertura terminou ainda com leitura de uma carta do Papa, destinada a todos os jovens participantes, pedindo que acolham este fórum como uma experiência marcante, de partilha de experiências e de "busca da verdadeira vocação do amor como jovens e baptizados".

“Quero exortar os jovens delegados a descobrir a grandeza e a beleza do matrimónio: a relação entre o homem e a mulher reflecte o amor divino de forma muito especial”, acrescenta Bento XVI.

Esta Quinta-feira, todos os participantes estarão presentes no encontro com o Papa, na celebração do 25.º aniversário das Jornadas Mundiais da Juventude.

Portugal está representado por Sónia Neves, da Diocese de Aveiro, e Miguel Mendes, da Diocese do Algarve, a convite do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) e como delegados da Conferência Episcopal Portuguesa.

Agência ECCLESIA/DNPJ