quinta-feira, 25 de março de 2010

Casa da Juventude assessora Seminário de Lançamento da Campanha Contra o Extermínio de Jovens

Lourival Rodrigues da Silva representou a Casa da Juventude Pe. Burnier através de uma assessoria ao Seminário de Lançamento da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. O evento contou com a participação de 48 jovens e assessores/as das 10 dioceses do regional proveniente das Pastorais da Juventude (PJ, PJE, PJMP, PJR), reunidos/as em Florianópolis - SC, nos dias 13 e 14 de março de 2010, no morro Mont Serat.

O Seminário teve como finalidade a mobilização: lançar, em Santa Catarina, a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, possibilitando a reflexão sobre as violências urbanas, no campo e no trânsito. Estes foram os elementos formativos para o planejamento e orientações para trabalhar a campanha nas dioceses Campo.

A Campanha é uma ação articulada de diversas organizações para levar toda a sociedade ao debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.


Esta uma promoção das Pastorais da Juventude do Brasil (PJ, PJR, PJMP, PJE). Com o objetivo de unir forças na defesa da vida da juventude, várias organizações estão se juntando em parceria com esta campanha. As ações serão feitas a partir dos três eixos da campanha: 1º Eixo: Formação Política e Trabalho de Base - Ações de conscientização e sensibilização quanto aos debates de segurança pública, sistema carcerário, direitos humanos, outros tipos de violência, refletindo sobre as causas e consequências. 2º Eixo: Ações de massa e divulgação. Organização de marchas locais, marcha nacional e atividades permanentes. 3º Eixo: Monitoramento da Mídia e denúncia quanto à violação dos direitos humanos. Acompanhamento e denúncia das violações de direitos humanos praticadas pela mídia, pois a violência não pode se tornar um espetáculo. A mão estendida e aberta é o símbolo da campanha e o seu lema é "Chega de violência e extermínio de jovens".

Neste evento, debateu-se a importância do envolvimento do maior numero possível de pessoas na campanha, somando para gritar "A Juventude quer Viver", em defesa da vida dos/as jovens, culminando numa grande marcha pelo Brasil.

É urgente debater sobre este tema e a Campanha precisa envolver as diversas forças sociais para reverter o quadro de extermínio da juventude no Brasil. Para isso, é necessário estudar, conhecer, aprofundar a temática, capacitar-se cotidianamente, criando capacidades de promover formações sobre a defesa da vida, com debate sobre os direitos sociais e participação social. Queremos uma campanha focada na discussão da "Vida Segura".

No sentido de aprender com os desafios e realidade, optamos em realizar o encontro na periferia de Florianópolis, na comunidade "Negra Anastácia", constituídas por negros/as, cablocos/as e mestiços/as, oriundas de várias partes do Estado em busca de qualidade de vida. Esta comunidade, como outras, enfrenta as realidades sofridas da periferia, e com uma intensa preocupação com as crianças diante do tráfico de drogas. No entanto, a comunidade tem se estruturada para oferecer projetos alternativos que atendem crianças que se iniciam nos projetos sociais aos 06 anos e são acompanhadas até a Universidade, tendo à frente destas ações Pe. Vilson.

Nas reflexões, estiveram presentes os contextos da violência urbana, violência no campo e violência no trânsito, que foram intermediados por pesquisadores/as, projetos sociais e também pelo testemunho marcante de jovens que tiveram envolvimento com drogadição, tráfico, violência nas famílias, cumprimento de medidas sócio-educativas e recuperação em projetos sociais.

Como resultados, foram construídas orientações sobre o monitoramento das situações de violência no Estado, formas de divulgação e parcerias para a Campanha. Os/as participantes apontaram sugestões para ações diocesanas e prioridades para serem desencadeadas no regional: elaboração de projetos - sugestão de parcerias com o Estado, com DENATRAN; Audiência Pública Estadual com governo do estado e secretaria de segurança; Mapeamento por meio de pesquisa com as realidades da Violência nas cidades do Estado; Marcha Estadual - sugestão de se fazer junto com as missões jovens do regional.

A equipe de articulação da Campanha Contra a Violência e Extermínio da Juventude no Regional Sul IV foi constituída da seguinte forma: Rafael, pela PJMP, Ediane - Dioc. Lages - PJ, Francine - Dioc. Joinville - PJ, Marcos, pela PJR, Rodrigo, pelas PJs e um/a representante da Assessoria.

Maiores informações pjs.sul4@gmail.com.

Fonte: Casa da Juventude Pe. Burnier -  Lourival Rodrigues da Silva
Local: Brasil