quinta-feira, 18 de março de 2010

Ano Sacerdotal e Missão Continental: As prioridades do CELAM

Está em andamento na capital colombiana, Bogotá, a reunião dos secretários-gerais das Conferências Episcopais América Latina e do Caribe. 
 
A finalidade do encontro é apresentar ao CELAM os interesses atuais das Conferências Episcopais, a situação da Missão Continental e as iniciativas para a celebração do Ano Sacerdotal.

O ato de abertura esteve a cargo do Núncio Apostólico na Colômbia, Dom Aldo Cavalli, que durante a Eucaristia expressou satisfação pela celebração do Ano Sacerdotal, e recordou o Santo Cura d'Ars como um homem coerente, consciente de sua missão sacerdotal.

Por sua vez, o Secretário-Geral do CELAM, Dom José Leopoldo González González, expressou solidariedade às Igrejas no Haiti e no Chile, países recentemente atingidos por terremotos.

Ontem, houve uma análise da realidade mais relevante dos distintos países, de seus cenários social, político, econômico e religioso; uma revisão das ações em andamento ou por realizar diante das catástrofes no Chile e no Haiti; e um trabalho de reflexão e construção conjunta dos serviços prestados pelo CELAM.

Outro tema na pauta do encontro é a recepção do Documento de Aparecida e a conversão pastoral, que será feita com a presença do Padre Agenor Brighenti, do Brasil.

Fonte: Rádio Vaticano