quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mensagens de Bento XVI, Dr. Williams e Bartolomeu I aos jovens de Taizé

O Papa Bento XVI, o Arcebispo de Cantuária, Dr. Rowan Williams, e o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, enviaram mensagens a trinta mil jovens europeus que participarão do 32° Encontro de Jovens promovido pela Comunidade de Taizé, em Poznan, na Polônia, de 29 de dezembro a 2 de janeiro de 2010.

"O papa e os líderes das Igrejas cristãs da Europa confiam nos jovens e esperam deles um testemunho de esperança no mundo" – ressalta o pontífice em sua mensagem. O Santo Padre espera que os jovens encontrem aquelas pessoas que perderam o sentido de Deus.

"Elas precisam encontrar verdadeiras testemunhas a fim de que resplandeça para elas o rosto de Cristo. Que Deus inspire em vocês gestos e palavras acessíveis aos outros, a esperança para viver e o impulso que o seu Espírito quer dar a cada ser humano" – frisa o papa.

O Arcebispo de Cantuária, Dr. Rowan Williams, ressalta em sua mensagem aos jovens que hoje a humanidade está desfigurada e ferida por causa das falsas riquezas, falsas ideias de segurança, falsas ideias de liberdade. "A nossa vocação de cristãos é revelar ao mundo a verdade de nosso destino humano" – sublinha o arcebispo anglicano.

"Isso requer uma generosidade sem limites, determinação diante do perigo e do sacrifício, alegria em prosseguir neste caminho. Esta é a verdade, a humanidade, a vida"- disse ainda ele.

O Patriarca Bartolomeu I convida os jovens a serem testemunhas vivas de Cristo ressuscitado, testemunhas do Deus que entrou na história, do Deus da criação. Como viver este testemunho nos diz o Evangelho de São João: "Se vocês tiverem amor uns para com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos" (Jo 13, 35). "Não tenham medo" – acrescenta o patriarca.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, também enviou uma mensagem aos jovens, sublinhando que "a cidade de Poznan e a Polônia, escolhidas pela Comunidade de Taizé para o encontro deste ano, evocam duas datas importantes da história da humanidade: "o início da II Guerra Mundial, em agosto de 1939, e a o fim da Guerra Fria no outono de 1989, que permitiu o retorno da democracia na Europa central e abriu o caminho para a reunificação de nosso continente" – conclui Barroso.

Fonte: Rádio Vaticano
Local:Cidade do Vaticano