quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Jovens têm até 30 de dezembro para se inscreverem nos cursos da TV Pelourinho

Na Bahia, jovens das cidades de Salvador, Itamaraju e Irecê, têm até o próximo dia 30 para se inscreverem nos cursos gratuitos da TV Pelourinho. São 800 vagas divididas entre os municípios para diversas áreas do audiovisual. A iniciativa do Projeto TV Pelourinho é da ONG Ação pela Cidadania em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.

De acordo com André Actis, presidente da TV Pelourinho, o objetivo é oferecer qualificação profissional para jovens com idade entre 16 e 24 anos a fim de facilitar a inserção no mercado de trabalho. André ressalta que, nessas atividades, o jovem resgata sua autoestima, valores e cidadania. "Esse projeto é importante porque os jovens estão vivendo na Era da Tecnologia e da Comunicação. É uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho", explica.

Para participar, os candidatos devem cursar ou ter cursado o ensino médio em escola da rede pública e ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa. A inscrição deve ser feita na sede da TV, na Rua das Laranjeiras, no Centro Histórico de Salvador, com comprovante de residência e de matrícula escolar, cópia da identidade e do CPF, além de duas fotos 3x4.

Após a inscrição, será anunciada a data e o local onde deve acontecer a seleção. As oficinas são nas áreas de roteiro, direção, direção de fotografia, áudio, direção de arte, produção, edição e interpretação. As aulas acontecem duas vezes por semana e os escolhidos receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 130 em Salvador, e R$ 100 para as outras cidades.

Segundo André, os cursos da TV Pelourinho já beneficiaram mais de 800 jovens; cerca de 50% deles estão no mercado de trabalho, atuando, principalmente, na Cooperativa de Mão de Obra. A Cooperativa, criada recentemente, tem a função de oferecer serviços audiovisuais às empresas interessadas em contratar serviço terceirizado.

Entre as novidades, André destaca que as vagas para Salvador, que antes eram 200, agora são 400. A outra metade das vagas disponíveis para 2010 estão divididas entre as cidades de Itamaraju e Irecê. Além disso, foram criados novos cursos como computação gráfica, comunicação em rádio e web design.

Os vídeos produzidos pelos alunos podem ser assistidos no site da TV, no YouTube, ou ainda pelo Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, novo parceiro do Projeto TV Pelourinho.

Mais informações pelo telefone  (71) 3419-2070  ou pelo site www.tvpelourinho.com.br.



Fonte: Adital - Tatiana Felix