sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Universitários na Missão 2010

Atividades iniciaram esta quarta-feira

A Pastoral Universitária da Diocese do Porto tem a seu cargo a dinamização da Missão 2010 durante o mês de Março. O projeto de referência, para este mês, será a realização da noite XP, uma caminhada na cidade do Porto durante a noite, com diferentes pontos de reflexão e gestos solidários. O Pe. António Bacelar referiu também outra “grande atividade” que estão a concretizar em parceria com a Pastoral da Juventude da Diocese: “o Encontro Ibérico de Taizé, aqui no Porto, que se realizará em Fevereiro e será uma mais-valia para estes jovens”.

 Foi durante a “celebração dos iniciantes” que o sector da Pastoral Universitária da Diocese do Porto apresentou as atividades para este ano, acolhendo os que chegam este ano letivo à academia do Porto. Neste encontro, foi celebrada uma Eucaristia, presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, seguida de um “grande convívio”. Pe. António Bacelar, responsável por setor da pastoral, conta à Agência ECCLESIA que “estiveram presentes mais de 200 alunos, vários professores e funcionários e o grande objetivo era chegar a todos”.

 Foi também nesta cerimónia que foram apresentados todos os planos para o novo ano letivo e onde cada um dos movimentos  (cerca de uma dezena na Diocese do Porto) se faz representar e se dá a conhecer. “No convívio que se seguiu era notório e salutar a forma como cada movimento se abeirava dos mais novos e os acolhia”, frisa Padre António Bacelar.

 O responsável pela Pastoral Universitária no Porto adiantou ainda que para a bênção das pastas haverá um grupo internacional, Gen Verde, sedeado em Itália e ligado ao Movimento dos Focolares, que ajudará na animação e preparação da celebração, havendo a ainda a possibilidade de fazerem um concerto.



Fonte: Agência Ecclesia
Local: Portugal