quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Jornada Missionária Mundial

A Obra da Santa Infância é uma realidade muito jovem em Zâmbia. Somente há 10 anos, de fato, as dioceses locais iniciaram o programa para fundar a Obra, que nesse breve intervalo de tempo desenvolveu-se progressivamente, tornando-se uma dimensão natural da vida da Igreja local. O espírito e o carisma da Santa Infância permeia as estruturas de educação e as aditividades da Igreja, que habilitam as crianças a assumirem um papel importante nas atividades missionárias da Igreja" afirma pe. Bernard Makadani Zulu, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias da Zâmbia, que enviou à Agência Fides um testemunho sobre como as Pontifícias Obras da Infância Missionária se preparam para celebrar o Dia Missionário Mundial.

O processo de animação missionária assinala a importância do papel que têm as crianças na Igreja. Elas devem amar a Igreja, serem generosas e identificarem novas maneiras de evangelizar as outras crianças. A Igreja precisa dos dons das crianças para levar a Boa Notícia até os extremos confins da terra.

Uma das maneiras com que se realiza a animação missionária das crianças é a participação para o Dia Missionário, que é o ápice das outras iniciativas de animação. São dois os objetivos que se pretende obter da participação no Dia Missionário: intensificar a animação missionária das crianças e promover a cooperação das crianças na evangelização universal.

"Organizamos os dias missionários para educar as crianças no espírito de solidariedade por meio das orações para as missões" disse o Diretor das POM da Zâmbia. "Isso favorece o aumento das vocações missionárias, a consciência e o empenho missionário. Por meio de suas ofertas as crianças são incentivadas a ter um papel ativo como cristãos, a apreciar a vocação missionária e também conhecer as necessidades dos outros".

Como preparação para o Dia Missionário, as crianças são convidadas a intensificar a oração dedicada às missões, por meio da oração do rosário missionário, a partilha do Evangelho, etc. O Bispo, o Diretor das Pontifícias Obras Missionárias e os animadores enviam uma carta de incentivo para esta celebração anual, às paróquias e aos agentes pastorais. Preparamos os materiais a serem utilizados para a celebração, os pôsteres, as diretrizes para o evento, os temas para a celebração. Toda a comunidade cristã é incentivada a apoiar as crianças de todas as maneiras possíveis para tornar o evento um momento de animação.
Os animadores informam as crianças sobre a arrecadação do ano anterior. Na ocasião deste Dia Missionário, as crianças fazem coleta especial para o fundo de solidariedade das crianças.

A Infância Missionária da Zâmbia tornou-se uma grande associação da infância. Trata-se de oferecer uma nova oportunidade de vida aos nossos filhos. A Obra trabalha com milhares de crianças em toda a nação com o lema "As crianças para ajudar as crianças", educando-as na apertura para o mundo inteiro, e principalmente para os menos favorecidos.

"Agradeço a todo o povo de Deus pela sua vida missionária e de serviço, para manter as crianças no centro do coração missionário e para ajudá-las a desenvolver o espírito missionário".



Fonte: Agência Fides
Local: Zâmbia - África