sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Á Agência Fides o testemunho do missionário do PIME Pe. Sebastião D'Ambra

Na esperança da libertação de pe. Sinnott, os cristãos de Mindanao vivem o Dia Missionário Mundial em um ambiente muçulmano: à Agência Fides o testemunho do missionário do PIME Pe. Sebastião D'Ambra

"O novo seqüestro de pe. Sinnott nos leva a uma situação de maior tensão. As pessoas têm medo porque agora os sequestros acontecem em todos os níveis, mesmo que os estrangeiros sejam o alvo preferido", disse à Agência Fides pe. Sebastião D'Ambra, do Pontifício Instituto Missões Externas (Pime), há décadas no Sul das Filipinas, na área de Zamboanga, onde criou há 25 anos o movimento para o diálogo islâmico-cristão "Silsilah".

"Este é mais um calvário, principalmente para pe. Michael, que foi sequestrado, e depois para a comunidade dos missionários de São Colombano, que passaram pela experiência de três sacerdotes sequestrados em Mindanao nos últimos 15 anos", observa.
Sobre os responsáveis pelo sequestro, pe. D'Ambra concorda com as hipóteses correntes: "São grupos que pretendem extorquir dinheiro e instrumentalizam de modo violento o islã como ideologia".

"Observa-se, porém, - continua a análise do missionário - que no passado, até cerca de vinte anos atrás, não havia em a Mindanao casos de padres assassinados ou sequestrados, uma vez que eles eram respeitados pelo serviço e pela obra meritória que realizam. Há alguns anos, ao invés disso, parece ter surgido a mentalidade de que é possível atingir também as pessoas consagradas, que têm uma missão de paz na comunidade. Isso pode significar que o espírito do chamado 'fundamentalismo' está corroendo os princípios tradicionais de convivência entre cristãos e muçulmanos nas Filipinas, especialmente em Mindanao".

Quem se beneficia dessa mudança? Quem está à sua frente? Não é fácil encontrar respostas para essas perguntas, observa pe. D'Ambra, que reafirma: "Da minha parte e do movimento para o diálogo Silsilah, vamos em frente com coragem e confiança no Senhor. Isso para mim é também um modo concreto de celebrar no silêncio o Dia Missionário Mundial (DMM)".

Especificamente em relação ao DMM pe. D'Ambra enviou à Agência Fides uma mensagem que fala dos desafios que os cristãos de Mindanao enfrentam para viver a missão em ambiente muçulmano: "Em algumas áreas onde Silsilah está presente, os cristãos partilham com os muçulmanos o conceito de missão, comparando-o ao da Dawa islâmica", observa o texto.

"Um cristão durante o Dia Missionário Mundial deve refletir sobre como viver a fé sem compromissos, também entre os muçulmanos, e como promover o amor de Deus e o amor do próximo, guiado pela missão de amor de Jesus", continua. "Um cristão em uma área muçulmana, em qualquer parte do mundo, deve ficar orgulhoso de ser cristão e deve ter a liberdade e a coragem de praticar a própria fé, assim como um muçulmano orgulha-se de praticar a sua".

Fonte: Agência Fides
Local:  Zamboanga - Ásia