quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Igreja Católica no Brasil celebra Dia Nacional da Juventude

A Igreja Católica no Brasil está se preparando para realizar mais um Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento, que é organizado pela Pastoral da Juventude (PJ), todos os anos traz uma reflexão em favor da juventude brasileira. Este ano, a reflexão tem como tema “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida”, e lema “Juventude em marcha contra a violência”.

Na arquidiocese de Belo Horizonte, o DNJ será celebrado a partir das 13h do dia 25, no ginásio poliesportivo de Betim. Apresentações de dança, música, teatro, celebração da vida e shows de bandas serão as principais atrações.

A arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro vai reunir a juventude para celebrar o dia, no Centro de Convivência Padre Miguel, a partir das 9h. “O evento é para apresentar o rosto jovem da Igreja, para que os jovens possam despertar e ter uma experiência com Deus”, lembra o coordenador da PJ na arquidiocese, Thiago de França. Entre as atrações da programação, estão: apresentação de bandas católicas, momentos de oração, palestras, testemunhos e celebrações eucarísticas.

A Igreja de Curitiba (PR) antecipou um dia para a realização do DNJ-2009. Para celebrar a data, a expectativa é que três mil jovens se mobilizem para sair às ruas e protestar contra os índices de violência que vêm assolando a juventude daquele estado.  A programação tem início às 8h30, com concentração em frente à catedral basílica. A celebração do DNJ será aberta pelo bispo auxiliar, dom João Carlos Seneme. Estão sendo preparadas também atividades que incluem apresentações teatrais, danças, malabares e um ato público pela paz, com a apresentação do arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti.

Em Teresina (PI), a Comissão Arquidiocesana da Juventude (Caju) prepara para os dias 25 e 26, uma programação especial para o DNJ, que vai reunir jovens de todas as paróquias da arquidiocese, através dos grupos de jovens, pastorais e movimentos de juventude.

O DNJ

 

O Dia Nacional da Juventude foi celebrado pela primeira vez por ocasião do Ano Internacional da Juventude, proclamado pela ONU em 1985. Surgiu, portanto, em sintonia com as discussões mundiais sobre a realidade dos jovens, mas com o objetivo de tornar essas discussões mais próximas da realidade da juventude brasileira. O evento faz parte das atividades permanentes da Pastoral da Juventude do Brasil (PJB), que acontece em sintonia com a Semana da Cidadania e a Semana do Estudante. 


Fonte: CatolicaNet
Local: Brasil