quinta-feira, 22 de outubro de 2009

“Evangelizar sem medo dos obstáculos e perseguições”: a mensagem conclusiva do Congresso missionário indiano.

 O Congresso missionário indiano, realizado em Bombaim e concluído no dia 18 de outubro, juntamente com a Jornada missionária mundial, foi uma grande celebração da fé e um forte encorajamento para a missão, que continuará adiante “sem medo dos obstáculos ou das perseguições”. O evento reuniu mais de 1,5 mil delegados de 160 dioceses indianas, que refletiram sobre o senso e as formas da evangelização na Índia.
A assembléia elaborou e divulgou, na conclusão dos trabalhos, um documento, enviado à Agência Fides, que apresenta 15 pontos que procuram o sentido geral do congresso e traça as linhas de compromisso para o futuro.
“A Igreja, sob o impulso do Espírito, continua a missão de Jesus”, salienta o documento conclusivo, recordando que dois apóstolos, Tomás e Bartolomeu, levaram a Boa Nova à Índia.
Hoje, “todas as pessoas têm o direito de ouvir a Boa Nova de Deus, que se revela e se oferece em Cristo”, observa o texto, afirmando que a evangelização é um serviço que se presta a toda a humanidade.
A mensagem salienta que a evangelização hoje assumiu diferentes formas e modalidades. Uma, é obra de socorro e de compaixão, levada adiante pelo exemplo luminoso de Madre Teresa de Calcutá, e que hoje se tornou visível através de tantas instituições caritativas e sociais administradas pela Igreja. Outra forma de evangelização é o trabalho para o desenvolvimento humano: “A Igreja zela por todos os seres humanos do seio materno até a morte natural”, e promove a vida. “Seu trabalho no campo da instrução é a prova do seu interesse pelo desenvolvimento humano”. Outra forma ainda, da missão se realizar, é o diálogo interreligioso, através do qual a Igreja promove a paz e a harmonia no país.
A mensagem salienta que “todos notaram a necessidade de serem evangelizados novamente”, mas também tiveram consciência da tarefa – especialmente evocada pelo laicato e pelos jovens – de serem protagonistas da evangelização. “Cada um é chamado a ser a mensagem e o mensageiro.”
“Empenhamo-nos em levar a Boa Nova, começando do nosso próximo”, e “nenhuma oposição, medo ou perseguição nos impedirá”, escreveram os delegados do congresso, referindo-se à campanha de ataques intimidadores sofrida pela comunidade cristã da parte de grupos integralistas.
O anúncio – conclui o congresso – será conduzido no respeito das outras tradições religiosas e deverá envolver também os meios de comunicação, que hoje têm uma grande capacidade de amplificação da mensagem. 

Fonte: Agência Fides
Local: Ásia