quinta-feira, 10 de outubro de 2013

20 anos de ardor missionário

Em ambiente festivo e familiar, a revista Mundo e Missão comemorou seus 20 anos, como promotora de uma Igreja que chega até os confins do mundo para levar a mensagem do Evangelho

 Na noite do dia 9 de outubro, a Editora Mundo e Missão, do Pontifício Instituto das Missões ao Exterior (Pime), reuniu em sua sede, em São Paulo, cerca de 90 convidados especiais para festejar os 20 anos da sua Revista.

O evento foi conduzido pelo padre Pedro Facci, diretor da editora que, inicialmente, deu as boas-vindas aos presentes, agradecendo a presença especial de dom Tarcísio Scaramussa, bispo-auxiliar da arquidiocese de São Paulo, dos missionários do Pime, representantes das Editoras Paulinas e Paulus, da SIGNIS, dos Correios, das Pontifícias Obras Missionárias, entre outros.

Após a apresentação dos convidados, foi mostrado o vídeo comemorativo produzido pela produtora Verbo Filmes, para a ocasião. Em seguida, os convidados puderam conhecer a equipe da Editora Mundo e Missão e assistir a uma breve apresentação das seções da revista homenageada, com o testemunho de seus colaboradores.

Intercalada por cantos, oferecidos pela comunidade da Pedreira, a cerimônia homenageou sete personagens de destaque na história da revista. Dando sequência ao programa, a colaboradora octogenária da editora, Dona Innocência, ofereceu aos convidados uma bonita poesia.

Após a bênção conclusiva de dom Tarcísio, um agradável coquetel transformou o momento solene em partilha “familiar”, oportunidade de conversar e agradecer, reciprocamente, pelo empenho de cada um, na promoção deste importante produto de comunicação e evangelização.

O que eles disseram:
“A Mundo e Missão é uma revista que reflete o coração da Igreja. A Igreja existe para a missão e a revista está constantemente acendendo essa luz, para que o ardor missionário esteja sempre vivo nela e essa chama aumente sempre mais, atingindo o maior número de pessoas. Que a revista Mundo e Missão continue animando a Igreja, a missão ad gentes e também a missão permanente da Igreja” (Dom Tarcísio Scaramussa, bispo-auxiliar da arquidiocese de São Paulo e vigário episcopal da Região Sé).

“Mundo e Missão é uma revista que eu sempre apreciei. Muito bem feita e com um conteúdo muito profundo. Contudo, aquilo que mais me atrai nela são as experiências, os testemunhos. Parabéns pelo trabalho. Vendo os colaboradores, percebo que todos se identificam com aquilo que fazem e isso é uma alegria para mim” (Padre Francisco López (Paco), reitor do Seminário Teológico dos missionários da Consolata em São Paulo).

“O que me encanta na revista Mundo e Missão é sua capacidade de dialogar com o mundo. É muito bonita essa competência em fazer com que a gente chegue, através de seus artigos, a outros países e que outros países venham até nós” (Osnilda Lima, diretora de redação da revista Família Cristã, da Editora Paulinas).

“É difícil dizer o que a revista Mundo e Missão significa para mim, pois sou um dos primeiros assinantes. Ela me ajuda muito nos meus trabalhos diários, porque também sou catequista, dou palestras, e, sobretudo, ela me ajuda a ver a religiosidade no mundo. Com a Mundo e Missão nas mãos, conheço um pouco do mundo e isso é muito importante para mim. Espero que ela continue abordando os temas necessários para todos nós, temas atuais. O importante é conhecer a Igreja no mundo, não só pela Igreja, mas para entender que ela sofre em muitos países, principalmente do continente asiático. Assim, conhecendo o sofrimento dela, encontro a força para continuar vivendo aqui” (Abílio Fonseca, assinante).

“Eu me senti totalmente em casa aqui, porque, como sacerdote verbita, tenho a mesma vocação. Quando cheguei ao Brasil, há mais de 50 anos, eu era um missionário, único. Agora estamos redescobrindo, como Igreja, que todos somos missionários. O cristão ou é missionário, ou não é cristão. E a revista Mundo e Missão ajuda muito essa redescoberta. Vale a pena ler, vale a pena! É uma revista muito bem feita” (Padre Germano Van Der Meer, sacerdote da Congregação do Verbo Divino).


Confira as fotos:  http://www.flickr.com/photos/mundomissao/sets/72157636389668803/

Veja o vídeo institucional: http://www.youtube.com/watch?v=y4x8ECS2pP4 

Fonte: Valter Hugo Muniz - Editora Mundo e Missão – valter@otranscendente.com.br