quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Papa se reunirá com líderes religiosos para debater a paz na Síria e no mundo

Iniciativa está incluída na agenda de um encontro internacional organizado pela Comunidade de Santo Egídio CSE

O Papa irá se encontrar no dia 30 de setembro, no Vaticano, com os participantes do 27.º Encontro Internacional Homens pela Paz, que terá como tema "A coragem da esperança".

De acordo com o serviço informativo da Santa Sé, Francisco vai receber em audiência uma comitiva composta por alguns dos mais altos responsáveis "cristãos, hebreus, islâmicos e hindus".

A iniciativa promovida pela Comunidade de Santo Egídio (CSE) começa dia 20 de setembro e conta com a presença de perto de 400 especialistas vindos de 60 países.

Para o presidente da CSE, Marco Impaliazzo, este encontro internacional reveste-se de grande importância "em função da crise síria e daquela mais ampla no Médio Oriente".

O título do evento, "A coragem da esperança" foi escolhido a pensar na "falta de esperança" que atinge o povo sírio e "tantas" outras "parte do mundo".

A organização espera dar mais eco ao apelo que o Papa Francisco fez, no âmbito da atual conjuntura mundial ensombrada pela guerra, para que as pessoas "não deixem que lhes roubem a esperança".

Além dos representantes religiosos, a iniciativa vai congregar alguns dos "expoentes" máximos "da vida política e cultural europeia e mundial", e terá em agenda temas como o conflito na Síria e no Médio Oriente, a pobreza, o fenómeno da imigração versus integração, o diálogo inter-religioso, a violência contra a mulher e o martírio na realidade de hoje.

Destaque ainda para a inclusão de um "tema novo" no debate, o "terrorismo religioso", assunto que foi proposto pelo Papa para refletir sobre a forma como os crentes olham para a violência motivada pela religião e que atitudes tomam face a esta problemática.

O encontro internacional, que vai prolongar-se até 1 de outubro no auditório da Via da Conciliação, perto do Vaticano, conta já com cerca de 5 mil pessoas inscritas, provenientes dos mais diversos pontos da Europa, mas a Comunidade de Santo Egídio espera chegar pelo menos aos 15 mil participantes.

Fonte: Agência Ecclesia