terça-feira, 25 de junho de 2013

Por causa do conflito na Síria, cancelado o Congresso da Signis, previsto para Beirut, em outubro

Foi cancelado o Congresso Mundial de Signis, ou seja, a Associação Católica Mundial para a Comunicação, que estava marcado para os dias 20 a 23 de Outubro em Beirute, no Líbano, sob o tema "Os media para uma cultura de paz: criar imagens com as novas gerações" .
A decisão, informa uma carta assinada por Agostinho Loorthusamy, presidente da Signis, é devida "à guerra civil na Síria e a pedido dos organizadores locais".
Expressando o seu descontentamento pela decisão, o presidente Loorthusamy diz, contudo, estar "profundamente solidário com o Médio Oriente" e reafirma "a vontade de organizar um Congresso sempre em Beirute, no futuro". “Continuamos a dar o nosso apoio e orações a todos os cristãos do Médio Oriente – afirma o responsável de Signis - e ao seu direito de ficar, mesmo enquanto cristãos, nesta região do mundo".Loorthusamy acrescenta ainda: "Estamos conscientes do facto que, apesar de algumas regiões do Médio Oriente estarem destruídas pela guerras e pelos conflitos, o Médio Oriente está cheio de iniciativas criativas e corajosas em favor do diálogo, da reconciliação e da paz; e mesmo que por vezes as forças da violência e da guerra possam parecer irresistíveis, sabemos que a maior parte da população deseja e espera a paz" e que "Beirute está no coração de muitas destas novas esperanças". Por fim, o presidente da Signis explica que, apesar do cancelamento do Congresso Mundial, permanece a obrigação de organizar a reunião da Assembleia dos Delegados, num local ainda por determinar, caindo a escolha entre Roma ou Madrid.

Recorde-se que o último Congresso Mundial da Associação foi realizado em Chiang Mai, na Tailândia, em 2009, tendo reunido mais de 600 participantes, entre profissionais dos media e desenvolvimento, comunicadores católicos e jovens do mundo inteiro.

Fonte: Rádio Vaticano