domingo, 19 de maio de 2013

Juventude da arquidiocese celebra Pentecostes

A juventude da Arquidiocese de São Paulo lotou a Catedral da Sé, na tarde deste domingo, 19, para a celebração de Pentecostes.  A missa foi presidida pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, e concelebrada pelos bispos auxiliares, dom Julio Endi Akamine, dom Sérgio de Deus Borges, dom Edmar Peron, dom Tarcísio Scaramussa. Representando o bispo da Região Episcopal Brasilândia, dom Milton Kenan Junior, estava o padre Márcio Príncipe e representando a Região Ipiranga o padre Everton Fernandes de Moraes.

Logo no inicio da celebração, o cardeal acolheu os jovens chamando pelo nome as seis Regiões Episcopais da Arquidiocese. O arcebispo manifestou sua alegria com a presença dos jovens, e destacou que os jovens possam ser o rosto jovem da Igreja, e que, quando estejam na Igreja, sintam-se em casa.

Na homilia, dom Odilo recordou a importância do domingo, um dia muito importante, nas palavras do arcebispo dia de ir à missa, e não uma vez ou outra, mas sempre. A celebração de Pentecostes recorda o nascimento da Igreja.

O arcebispo destacou que este ano é a chance de que os jovens do Brasil tenha um encontro com Jesus. “Esse ano, nós aqui no Brasil, temos uma chance extraordinária com a Jornada Mundial e a Semana Missionária” e concluiu afirmando “essa JMJ é a grande chance da juventude do Brasil de fazer este grande encontro. Dos jovens com o Papa? Sim, mas antes com Jesus Cristo”. 

O bispo referencial para a juventude, dom Tarcísio Scaramussa, agradeceu a presença de todos os jovens e a doação das equipes na preparação da celebração. O bispo chamou a Semana Missionária de “virada espiritual”, comparando com a “Virada Cultural” que aconteceu na cidade neste final de semana, e contou que já se escreveram para a Semana Missionária jovens de mais de 60 países.

Dom Odilo abençoou e enviou os jovens entregando para alguns a cruz símbolo do ‘Bote Fé’. O padre Messias de Moraes, responsável pela Pastoral Vocacional, convidou os jovens a refletirem sobre sua vocação e o chamado de Deus em suas vidas.

Fonte: Arquidiocese de São Paulo