quarta-feira, 15 de maio de 2013

Arquidiocese do Rio recebe doação de 50 mil exemplares do Youcat para a juventude

Uma doação de 50 mil livros do Catecismo Jovem – Youcat, feita pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), chegou à arquidiocese do Rio no início deste mês de maio. Segundo o diretor executivo do Setor Atos Centrais do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, padre Renato Martins, é preciso que as paróquias entrem em contato com o COL e venham buscar os livros.

“Cada caixa tem 100 exemplares e a distribuição será de acordo com a necessidade de cada paróquia. Não há limites, nós queremos que cada jovem tenha um exemplar do Youcat. Acredito que a quantidade que ganhamos vai suprir a necessidade do Rio, mas se for necessário pediremos mais”, garantiu padre Renato.

O sacerdote disse que, no ano passado, a arquidiocese ganhou cinco mil exemplares e, diante da grande procura, o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, pediu mais. Padre Renato afirmou que os exemplares já começaram a ser distribuídos e destacou a importância do Youcat como um grande instrumento de evangelização, em preparação para a JMJ.

“Queremos incentivar a juventude a mergulhar no estudo da doutrina da Igreja, através desse instrumento que consegue estar bem próximo da realidade dos jovens. Ser discípulo significa primeiramente conhecer a Igreja e ter consciência da fé para poder anunciá-la. Dentro dos Atos Centrais da JMJ teremos momentos para estimular os jovens a conhecerem mais esse grande projeto da Igreja”, afirmou.

O coordenador no Brasil do Projeto Catecismo Jovem, Jerônimo Laurício, destacou que o Youcat é uma ferramenta que possibilita fornecer uma formação continuada ao jovem. Sobre o efeito de multiplicação da fé, ele destacou a frase do Papa Paulo VI: “O apóstolo do jovem é o próprio jovem”.

“ Graças a AIS, o Brasil tem conseguido responder ao pedido do Papa emérito Bento XVI para o estudo do catecismo jovem, para que a juventude possa viver e compartilhar a fé, e alcance um maior número de pessoas a partir de uma linguagem jovem, traduzida no Youcat,” disse.

Jerônimo reforçou que a doação é importante porque na arquidiocese do Rio está o coração da JMJ Rio2013, enquanto sede e cidade da fé, uma vez que todas as paróquias são chamadas a se envolver e preparar para a Jornada.

De acordo com o coordenador na Alemanha do YouCat Internacional, Johannes Hñgel, a ideia é alcançar o coração da juventude. “Os jovens têm muitas perguntas, e o catecismo jovem procura respondê-las”, resumiu.

Os interessados podem buscar os livros no Setor de Atos Centrais do COL, no Edifício João Paulo II, na Rua Benjamim Constant, 23, no 7º andar. Informações: 3177-2013.

Fonte: CNBB