quarta-feira, 17 de abril de 2013

Papa chama de cabeçudos os que buscam uma vida eclesial pré-conciliar

Papa Francisco celebrou a missa nesta manhã, dia 16 de abril, pela intenção de Bento XVI que celebra os seus 86 anos. "O Concílio foi uma obra do Espírito Santo. Mas, nestes 50 anos do Concílio realizamos tudo o que foi decidido sob o impulso do Espírito Santo?

Quanto é que o Concílio ajudou a igreja a ser mais forte? Forma estas as perguntas que o papa expressou na sua homilia. O Concílio foi "obra do Espírito Santo, mas passados 50 anos podemos ver que nem todos deram "continuidade como membros da igreja" e encontramos alguns "cabeçudos" que procuram voltar atrás e "tornar o Espírito Santo prata da casa".

O papa partiu do texto da primeira leitura da missa tirada dos Atos dos Apóstolos onde Estevão denomina aqueles que o apedrejam de "cabeçudos" porque se opõem ao Espírito Santo e não reconhecem sua presença.

Na missa, o papa Francisco fez referência ao emérito Bento XVI, seu antecessor, "que o Senhor esteja com ele e o conforte com consolação em abundância. Depois, o papa lhe telefonou para dar-lhe as felicitações pelo seu aniversário, informa a Radio Vaticano.
Para explicar melhor o que significa ter cabeça dura, o papa citou outro texto dos atos quando se fala dos discípulos de Emaús: "cabeças duras e de coração duro para acreditar tudo aquilo que os profetas falaram!" E acrescenta dizendo que ainda hoje "entre nós se constata a resistência ao Espírito Santo".

"Para falar com toda clareza: o Espírito Santo nos incomoda, porque nos impulsiona, nos faz caminhar, empurra a igreja para ir mais adiante. E nós tomamos a atitude de Pedro na Transfiguração: "Ah! Como é bom ficarmos aqui, juntos!... aqui, nada nos incomoda.

Queremos que o Espírito Santo fique parado ... queremos ser donos do E. Santo. Por esse caminho não dá. Porque Ele é Deus, Ele é aquele vento que vai e vem e tu não sabes de onde nem para onde vai. Ele é a força de Deus, aquele que nos dá a consolação e a força para continuar. Mas, ir pra frente! Isto nos incomoda. A acomodação é coisa gostosa".

Hoje parece que estamos "todos muito contentes", mas isso "não é verdade". Para termos um exemplo peguemos novamente o Concílio: "O Concílio é uma obra maravilhosa do E. Santo. Pensai no papa João XXIII que mais se parece com um pároco bonzinho e no entanto ele foi obediente ao Espírito Santo e convocou o Concílio".

Do que o Concílio esperava, o que fizemos nestes 50 anos? Demos continuidade ao que se esperava? Não. Agora festejamos um aniversário, construímos um memorial, mas que Ele não nos incomode mais. Não queremos mudar as coisas. E mais ainda: há por aí vozes que se engrossam pregando o regresso (ao passado). A isto chamamos de "cabeças duras", isto significa querer encurralar o Espírito Santo, isto significa ser doidos e gente de coração duro". "Na nossa vida pessoal essas mesmas situações se repetem - diz o papa - quando o E. Santo nos empurra para seguir por uma estrada mais próxima do Evangelho e nós não queremos".


Para concluir ele disse: "é necessário não criar obstáculos ao E. Santo. É Ele que nos faz livres, mais próximos daquela liberdade de Jesus e própria dos filhos de Deus! Não coloquemos obstáculos ao E. Santo: esta é a graça que eu gostaria que todos pedissem ao E. Santo, aquele Espírito que vem até nós e nos faz caminhar na estrada da santidade, aquela santidade que caracteriza a igreja. Que Ele nos dê a graça da docilidade".

Fonte: www.asianews.org