quarta-feira, 20 de março de 2013

Do CELAM ao Papa Francisco: “Lembramo-nos sempre do convite à missão. Bispo e povo”

“Vivemos a experiência de sua escolha em um clima de colegialidade episcopal. Este fato nos encheu de uma alegria profunda pelo que representa para a Igreja universal e sobretudo para as Igrejas peregrinas da América Latina e do Caribe”, afirma uma carta do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), dirigida ao recém-eleito Papa Francisco.

A carta, enviada à Agência Fides, continua recordando que “em entrevista ao final de seu mandato na presidência do CELAM, o Sr disse: “A última Conferência dos Bispos realizada em Aparecida é fermento de inspiração, é um convite à criatividade, demarca as linhas da ação missionária; não se encerra com um documento como as conferências precedentes, mas culmina com uma missão isso é muito importante”.

“Queremos assegurar-lhe, Santo Padre, que nos identificamos plenamente com a sua primeira mensagem: Agora, começamos o nosso caminho: Bispo e povo. Por isso, pedimos com humildade a sua benção apostólica para a Igreja na América Latina e no Caribe” conclui a carta.

A carta é assinada pelo presidente do CELAM, Dom Carlos Aguiar Retes, Arcebispo de Tlalnepantla, México; por Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo de Campo Grande, Brasil, Segundo o vice-presidente do CELAM; por Dom Santiago Silva Retamales, Bispo auxiliar de Valparaíso, Chile, Secretário Geral do CELAM e por Dom Carlos María Collazzi, SDB, Bispo de Mercedes, Uruguai, Presidente da Comissão Econômica do CELAM.

Fonte: Agência Fides
Local: Bogotá