quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Padre católico vietnamita indicado para o Prémio Nobel da Paz

O padre vietnamita Thadeus Nguyễn Văn Lý, de 66 anos, ativista dos direitos humanos, foi indicado pelos membros do Congresso dos EUA para o Prémio Nobel da Paz de 2013, juntamente com Thich Quang Do, patriarca da Igreja Budista Unificada do Vietname.

Lý esteve preso durante mais de 15 anos por apoiar um movimento democrático. Ficou mais conhecido em 2000, quando o então presidente norte-americano Bill Clinton se quis encontrar com ele durante a sua visita ao Vietname, lembra o site Vatican Insider.

Em março de 2007, depois da entrada da polícia nos espaços da arquidiocese de Hue onde trabalhava, Lý foi detido e condenado à prisão por «difusão de informações caluniosas e difamatórias e lesivas da autoridade estatal» porque tinha ousado «opor-se à revolução, atentando assim contra a destruição da unidade do povo vietnamita».

No mês de julho de 2011 foi novamente preso e condenado a um ano e quatro meses de liberdade vigiada devido à sua saúde precária - está parcialmente paralisado e tem cancro no cérebro.

Em novembro de 2010 o Grupo de Trabalho das Nações Unidas para a Detenção Arbitrária por Motivos Políticos havia pedido a libertação imediata e incondicional do sacerdote, repetindo a solicitação no mesmo sentido feita pela então secretária de Estado dos EUA, Condoleeza Rice, argumentando que a reclusão priva Lý do acesso a cuidados médicos de que tem extrema necessidade.

O anúncio do Prêmio Nobel da Paz é aguardado para outubro.

Fonte: www.snpcultura.org