sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Missionária relata visita da presidente da CRB ao Haiti

Desde o último dia 17, a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmã Marian Ambrosio, se encontra no Haiti. Ela faz uma visita à missão intercongregacional iniciada pela CRB Nacional e Cáritas Brasileira, desde o terremoto que assolou o país, em 2010.

Missionária atuante no Haiti há quase três anos, irmã Maria Dalvani Souza Andrade(foto abaixo), relata as experiências vividas nestes dias com irmã Marian:

"Hoje, Irmã Marian participou da celebração de ação de graças pela conclusão de primeira parte do Centro de Evangelização e Ação Social. Estavam presentes as lideranças de todos os grupos com os quais trabalhamos.

A celebração foi fecunda, todos os participantes fizeram um breve relato das atividades desenvolvidas, das dificuldades, mais também dos muitos frutos colhidos ao longo desses dois anos e cinco meses da nossa presença. Em seguida, uma equipe coordenou um momento de oração onde nos ajudou a refletir com o texto São João, "Eu sou o pão da vida" .

A animadora da oração alertou a buscar um pão que dura e não o pão que logo que se come e acaba. Portanto, o pão que não se acaba é o amor, a solidariedade, a justiça, a partilha, o perdão como fez e disse o próprio Jesus. Este momento foi finalizado com preces espontâneas e a oração do Pai Nosso.


Irmã Marian em sua fala focalizou que, graças à contribuição dos irmãos e irmãs pobres do Brasil, somos capazes de manter os projetos há tempos iniciados. Para potencializar sua fala, contou a história de uma criança brasileira que na Páscoa ganhou uma caixa de chocolate, e renunciou comer para fazer uma pequena rifa e enviar o dinheiro para as crianças do Haiti comprarem água. Concluiu convidando todos os presentes para cantar - Caminheiro você sabe, não existe caminho, passo a passo pouco a pouco o caminho se faz.Em seguida, foram feitas apresentações teatrais e musicais. Veio representante de todas as áreas onde estamos atuando, e cada grupo apresentou os pontos relevantes que os ajudaram a crescer, como também as dificuldades, além das apresentações teatrais e musicais que falaram de acolhida, partilha solidariedade e fraternidade.

Finalizamos esse dia fecundo de ação de graças, com a partilha de um almoço festivo, com direito a apresentação de danças e musicas ao vivo", contou a missionária.

Fonte: CRB Nacional