quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Hallel Aparecida 2013: evento no Santuário Nacional prepara o Brasil para a Jornada Mundial da Juventude

O Santuário Nacional de Aparecida se prepara para receber em abril de 2013, o Hallel Aparecida 2013 - Internacional. O evento é uma preparação para a 27ª Jornada Mundial da Juventude, que acontece no mês de julho do próximo ano no Rio de Janeiro, e acolherá jovens de todo o mundo na Casa da Mãe Aparecida.

Sob um tema geral, o evento é dividido em módulos para discussão de assuntos pertinentes à Igreja. Seu tema geral é: ‘Ai de mim se eu não evangelizar' (1Cor 9,16). São temas dos módulos: ‘Bote Fé', ‘Missionariedade', ‘Sim à Vida' e ‘Maria'.

No seu formato original, o Hallel que nasceu na cidade de Franca (SP), se adapta às características e Pastoral do Santuário Nacional, para que os jovens possam ter a experiência de uma prévia do que será a JMJ, reunindo louvor, música, juventude, oração e evangelização.

"A ASCENSÃO e o PENTECOSTES é o ponto de chegada da Missão de Jesus Cristo e o ponto de partida da Missão da Igreja. Animados pelo Espírito Santo de Deus, cumprindo a nossa vocação de batizados, por Cristo, n'Ele e com Ele, realizaremos o ‘Hallel Aparecida 2013 - Internacional', preparando a ‘27ª Jornada Mundial da Juventude': jovens unidos na ‘5ª. Romaria da Juventude', botando Fé na Vida, na Casa da Mãe Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil", explica o bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci José Nicioli.

O Hallel Aparecida - Internacional é um evento de grande porte que vai reunir louvor, música, juventude, oração e evangelização e acontecerá de 19 a 21 de abril em 2013 em diferentes espaços do Santuário Nacional, como o Centro de Eventos padre Vitor Coelho de Almeida, a Matriz Basílica (Basílica Velha), auditório padre Noé Sotillo, Tribuna Papa Bento XVI, entre outros espaços.

O evento é inédito na história do Santuário e será o último do calendário da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) antes da Jornada Mundial da Juventude. Por isso também a Cruz da Jornada e o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que percorrem o mundo nos eventos da juventude católica, estarão no Hallel.

Ao final do evento será feita a Cerimônia da Entrega da Cruz e do Ícone para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, para a celebração da JMJ.

Preparação - Empenhado em realizar uma preparação minuciosa do Hallel Aparecida 2013 Internacional, o Santuário Nacional iniciou, ainda em 2011, os primeiros encontros para discutir os pontos referentes à realização do evento.

Foi criada uma comissão coordenada pelo bispo auxiliar de Aparecida Dom Darci José e pelos prefeitos de Igreja, padre Valdivino Guimarães e irmão João Batista de Viveiros, da qual fazem parte ainda o padre Carlos Sávio, coordenador do Setor Juventude da CNBB e outros membros da conferência, o administrador-ecônomo do Santuário padre Luiz Cláudio Alves de Macedo, a coordenação do Hallel Franca e colaboradores de áreas específicas do Santuário Nacional.

Nesses encontros já foi definida a programação prévia do Hallel, bem como as necessidades de estrutura para realização do evento.

Todas as informações do evento estarão disponíveis no blog Jovens de Maria (WWW.a12.com/jovensdemaria) e também serão divulgadas através da REDE APARECIDA de comunicação, que realizou a escolha de um garoto propaganda para esta finalidade.

As dioceses, arquidioceses e paróquias de todo o Brasil serão convidadas para participarem do Hallel Aparecida através de carta e material de divulgação, que serão enviados em formato digital e via correio.

Ainda estão previstas atividades de mobilização com os movimentos da juventude do país.

Estrutura - Além dos espaços onde acontecerão as celebrações, os módulos de reflexão e os shows, faz parte ainda da estrutura do Hallel Aparecida - Internacional, estandes para entidades e movimentos religiosos, além de uma área de camping com sanitário, chuveiro quente e água potável à disposição dos jovens.

Fonte: Assessoria de Imprensa Santuário de Aparecida - www.A12.com