segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Experiência Missionária em Cachoeira do Arari, Pará

Somos seminaristas estagiários de nossa Arquidiocese de Pouso Alegre - MG, terminamos nosso período de formação no Seminário e nos preparamos para a ordenação diaconal. Nossa Arquidiocese tem como Diocese Irmã - Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó - Pará.

Sendo assim após vinte dias de experiência missionária nestas terras de nossa Diocese Irmã - Ponta de Pedras, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Cachoeira do Arari - Pará, vimos por meio desta, partilhar um pouco de nossas experiências nestas terras marajoaras, abençoadas por Deus nosso Pai.

Assim que chegamos em Belém fomos recebidos no aeroporto pelo Reverendíssimo Bispo Diocesano Dom Aléssio, juntamente com o Pe. Fabiano e no dia seguinte seguimos nossa viagem de Barco até a Ilha do Marajó. Logo que chegamos aqui na paróquia tivemos a possibilidade de participar da Assembleia Paroquial, no dia 03/02, a qual utilizou a dinâmica dos frutos bons e maus, como forma de avaliar os trabalhos e planejar as ações para o ano de 2013. Após os debates em grupos como prioridades ficaram definidas: Família, Juventude, Catequese e Dízimo. Neste momento foi possível conhecer toda a liderança das comunidades e perceber com clareza que o povo daqui, realmente participa das decisões, manifestando sua opinião e lutando para concretizar seus sonhos e ideais.

Com relação ao povo, percebe-se um povo acolhedor, não diferente de nossa realidade arquidiocesana. Por conta da realidade política e administrativa desta cidade, nota-se um povo carente de alguns recursos, mas que busca viver com aquilo que tem com dignidade.

Nossa experiência nestas terras tem por objetivo conhecer a realidade, tanto da cidade, como das comunidades ribeirinhas. Também auxiliar em um trabalho de formação dos Catequistas da Paróquia, tendo em vista que a catequese em algumas comunidades estava praticamente "morta".

Durante uma semana, cada um de nós pôde, acompanhado de um dos padres, realizar visitas nas Comunidades Ribeirinhas, visitando as famílias de cinco comunidades ribeirinhas cada um, realizando ao final da semana, uma formação com os catequistas do setor visitado. Assim no encontro com esta realidade ribeirinha, tão diferente da nossa, nos deparamos com algumas dificuldades, tais como: transporte, comunicação, infra-estrutura, por exemplo, algumas casas nem energia elétrica possuíam ou mesmo um banheiro como o que temos tradicionalmente. Sendo assim, pudemos viver de fato a vida deste povo: dormir na rede, tomar banho em rio ou em pequenos espaços feitos de madeira, comer as comidas típicas daqui, uma vez que a culinária marajoara é de uma grande riqueza e diversidade. Pudemos andar muito nas rabetas, rabudos, canoas e cascos (tipos de embarcações locais).

Após as experiências vividas foi possível realmente ver o rosto de Cristo nos nossos irmãos marajoaras. Uma realidade desafiadora, todavia que nos evidencia que ser Igreja é ser capaz de sair de nosso conforto momentâneo e ver o rosto dos nossos irmãos que vivem uma realidade tão diferente da nossa, que Cristo nos convoca a sair de nós mesmos. A cada visita, a cada momento que descíamos de uma rabeta e subíamos nas pontes em direção as casas de palafita, não sabíamos o que íamos encontrar, mas de uma coisa sabíamos, Deus estaria presente naquele local.

Sendo assim, notamos que esta experiência valeu a pena, e tranquilamente poderia ser feita por todos, mostrando assim que ser Igreja rompe muito os nossos espaços físicos e culturais. É belo perceber que em qualquer lugar do Mundo, seja na riqueza ou na pobreza, somos uma só Igreja, Católica, Apostólica Romana, guiados por um só pastor - Jesus Cristo. O Marajó vos aguarda de braços abertos!

Fonte: Edpo Francisco Campos e Marcos Eduardo Caliari  - seminaristas estagiários de nossa Arquidiocese de Pouso Alegre - MG. POM