sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

"O Evangelho ilumine as sociedades em questões morais" - o Papa à delegação ecumênica finlandesa

Bento XVI recebeu ontem (dia 17) no Vaticano a delegação ecuménica da Finlândia, por ocasião da festa de Santo Enrico, Padroeiro do País. Nas vésperas da Semana da Unidade dos Cristãos, o Papa sublinhou a importância do caminho ecuménico, um percurso que deve ser levado a cabo antes de tudo com humildade, e exortou aos cristãos para permanecerem unidos na missão de levar a luz do evangelho sobre as grandes questões morais que a sociedade enfrenta hoje.

O espírito que deve caracterizar os esforços ecumênicos, sublinhou Bento XVI, deve ser aquele de quem caminha com humildade na presença do Senhor para alcançar a meta da unidade. E o Papa, dirigindo-se à delegação finlandesa mas também a todo o mundo, apelou para que os cristãos sejam unidos e se tornem “um farol de alegria e esperança” para os que buscam um porto seguro “num mundo que muda rapidamente”.

Para progredirmos no caminho da comunhão ecuménica, disse o Papa, devemos ser sempre unidos na oração, sempre mais empenhados na busca da santidade e mais comprometidos na pesquisa teológica e na cooperação”, ao serviço de uma sociedade “justa e fraterna”, já que “somos chamados a avançar juntos na estrada estreita da fidelidade à vontade de Deus, enfrentando quaisquer dificuldades e obstáculos que possamos encontrar”.

Fonte: Rádio Vaticano