sábado, 12 de janeiro de 2013

Curso de Verão atrai pessoas do Brasil e do mundo

O Curso de Verão promovido pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP) chega à sua 26ª edição com o reconhecimento de pessoas do Brasil e do mundo. O encontro, que começou no dia 6 de janeiro, segue até domingo, dia 13, na PUC de São Paulo, com a temática das redes sociais digitais e sua importância para a comunicação interpessoal e comunitária.

São mais de 400 participantes de estados e países diferentes unidos pelo mesmo ideal, aperfeiçoar seus conhecimentos para contribuir com as transformações de sua comunidade.

Além dos brasileiros, há pessoas da África, México, Índia, entre outros países, uma mistura de raças, cultura e religião, unidas pelo mesmo ideal.

O indiano Antonysamy Manolcaradoss participa pela primeira vez do curso. Soube da iniciativa por meio da Congregação Verbo Divino - Província de São Paulo, a qual participa, e se interessou pela metodologia. Para Mano, como é identificado pelo seu grupo, a tenda (oficina) Expressão Oral, a vontade de aprender e conhecer meios diferentes para ajudar o próximo foram alguns dos motivos que o trouxeram para viver esta experiência.

À assessoria de comunicação do Curso de Verão, Mano disse que a convivência e troca de experiência com os demais participantes têm enriquecido o seu conhecimento, além de ter trazido novas alegrias.

Sobre o tema abordado no encontro, as redes digitais, o indiano disse que é uma ferramenta de extrema importância para todos, inclusive para as igrejas que precisam se atualizar para atrair principalmente os jovens.

Ariane Cristina dos Santos é de Jacareí, interior de São Paulo. Motivada pelo seu padrinho de batismo, que já participou de outras edições e neste ano está como monitor, resolveu se inscrever no curso. Conheceu um pouco mais da metodologia por meio do site do CESEEP. "Tive acesso a fotos, matérias e outras informações. Achei muito interessante e fiz a inscrição", disse.

Ariane está na tenda Leitura Crítica de Áudio. Nesses dias de experiência, ela está impressionada com a organização e estrutura do curso. "Estou gostando muito de tudo: palestras, momentos de mística, discussões e partilha. Estou tendo contato com pessoas de diferentes religiões e cultura, todos engajados no mesmo ideal: contribuir com um mundo de justiça, paz e amor".

Ariane afirma que levará a experiência de reflexão e partilha com outras pessoas, unidas no espírito de construção de um mundo mais fraterno e solidário.

O Curso de Verão também vem sendo acompanhada por internautas de regiões diferentes do Brasil e do mundo.

Desde o início do curso, 6 de janeiro, até hoje, 11 de janeiro, foram mais de 1.200 visitantes no site da CESEEP, residentes em países como a Irlanda, Estados Unidos, Portugal, Argentina, entre outros.

A programação está sendo transmitida ao vivo, a partir das 8h, no site www.ceseep.org.br. As novidades do curso também podem ser acompanhadas pelo www.facebook.com/cverao.



Fonte: Mônica Santos - Ceseep