sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Natal na Síria: "aqui se reza por pão e reconciliação", diz o núncio

"Neste ano não vamos ter um Natal de imagens. Faltam aquelas luzes de costume e não teremos a missa da meia noite, mas cada cristão rezará no seu coração pela paz na Síria e em todos os lugares". Monsenhor Mario Zenari, o núncio apostólico na Síria, não perde a esperança falando sobre a situação crítica que se vive neste momento.

"Já no ano passado vivemos um Natal diferente, sobretudo as pessoas que estavam em situações de grande insegurança e de violência; e, infelizmente, isso nada melhorou em 12 meses. Pelo contrário atualmente a nação inteira está envolvida na violência, inclusive a capital Damasco".

"Este conflito deu origem a feridas muito profundas que são provas, sacrifícios a grandes limitações para todo o povo por causa da falta de alimentos e de outros bens necessários para a vida diária", acrescenta o núncio.
"Em Aleppo, Homs e em muitas outras cidades pequenas e grandes os cortes de energia estão causando grandes danos até na confecção do pão e de outros alimentos, informa dom Mario, dizendo que que o preço de todos os alimentos está em contínuo aumento e quem sofre com isso são os mais pobres que acabam passando horas e horas na fila.

Esta situação já é definida pelas Nações Unidas como alarmante tendo em conta que não se vê nada de claro no horizonte para sair da crise. Os países indiretamente envolvidos, Estados Unidos e Rússia, dizem que querem colaborar com a solução, mas agem na contramão em busca de seus interesses (Euronews). "Neste ano, rezaremos pelas coisas simples, diz o núncio, aquelas que sabemos que são as mais necessárias para o bem da nação inteira: a paz, o pão e a reconciliação".

Fonte: MISNA