segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O Vigário Apostólico de Phnom Penh: "Um novo ímpeto missionário anima os jovens"

"Os jovens cambojanos sabem que são apóstolos e estão conscientes de que a evangelização não é uma prerrogativa reservada a sacerdotes e religiosos. É a esperança de Cristo em nós e que nós queremos dar ao mundo": é o que afirma uma nota enviada à Agência Fides por Mons. Olivier Schmitthaeusler, 42 anos, Vigário apostólico de Phnom Penh, entre os participantes do Sínodo sobre a Nova Evangelização.

Falando da "nova evangelização" no contexto cambojano, o Vigário nota que "o Evangelho não se difunde através do proselitismo, mas por contágio". Camboja - recorda o Vigário – viveu na sua história recente, depois do período dos Khmer vermelhos, uma "situação de primeira evangelização", mas hoje o povo de Deus está redescobrindo s consciência da missionariedade de todo cristão. A coisa mais importante, recorda, é "tocar o coração". De fato, "para os cambojanos, como para muitos povos asiáticos, a palavra coração está sempre presente na linguagem usada para expressar os sentimentos. Isso é que o Jesus fez: tocou o coração". Mons. Schmitthaeusler está convencido de que é necessário "voltar à experiência das primeiras comunidades cristãs, que vivam a simplicidade do Evangelho". E recorda que, quando chegou à sua primeira paróquia, havia somente um cristão. Iniciando a ler e compartilhar regularmente o Evangelho com um pequeno grupo, depois de 10 anos, os fiéis batizados se tornaram 140 e continuam aumentando.

Mesmo que os cristãos no Camboja sejam “um pequeno rebanho” (cerca de 2% da população), são no entanto “muito dinâmicos e felizes de estarem na Igreja”. No país, existem mais de 50 congregações e movimentos eclesiais, e isso, para o Vigário, é um bom sinal: "A Igreja permite a todos expressarem o próprio carisma, na unidade". E é uma riqueza também para a evangelização.

Fonte: Agência Fides
Local: Camboja