segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 debate o "Ano da Fé e a Juventude"

Com uma celebração de abertura presidida pelo vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), dom Moacir Silva, foi aberta na tarde do último dia 19, a 34ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1, que traz como tema "O ano da fé e a juventude".

Em seguida os participantes se dirigiram para o auditório Rainha dos Apóstolos, em Itaici (SP), com a coordenação do secretário geral do Regional, dom Tarcísio Scaramussa, e teve início aos trabalhos da assembleia.

O arcebispo de Campinas, dom Airton José dos Santos, acolheu a todos com uma palavra de boas vindas. A seguir, em nome do presidente do Regional, cardeal Odilo Pedro Scherer, ausente por estar participando do Sínodo dos Bispos, em Roma, dom Moacir Silva abriu oficialmente a assembleia e leu a mensagem do Presidente.

Segundo dom Odilo, o tema tratado é da maior importância para os jovens e, por isso, também para a Igreja. "Faço votos que as reflexões e encaminhamentos da Assembleia possam ajudar a Igreja presente no estado de São Paulo a colher abundantes frutos desse ‘tempo favorável' que Deus nos concede para a evangelização da Juventude", escreve.

Também como parte da mensagem do presidente, dom Odilo Scherer recordou a 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, "muitas reflexões interessantes são feitas sobre a ‘nova evangelização para a transmissão da fé cristã'. Os bispos da américa latina fazem frequente referência ao Documento de Aparecida, que já indicou caminhos seguros para a nova evangelização. Bispos de todas as partes do mundo manifestam, embora com acenos diferentes, que uma nova evangelização está sendo necessária e urgente".

Palestra

A conferência de abertura do evento foi conduzida pelo padre Mário de França Miranda, professor do departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e foi membro da Comissão Teológica Pontifícia por 11 anos. Padre França compartilhou um pouco as crises de fé pelas quais a sociedade moderna passa. Ele destacou que "no contexto atual mais do que nunca, a fé precisa ser uma opção livre e pessoal". Interpelou os participantes afirmando que "a transmissão da fé não é passar um pacote de verdades que aprendemos, mas, é passar Deus".

Durante a tarde outros temas ligados à fé foram apresentados por bispos do Regional Sul 1, como "Fundamentos da fé católica - dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo e vigário episcopal da região Lapa; "Ato de Fé" - dom Nelson Westrupp, bispo de Santo André e "Creio" - dom Pedro Carlos Cipolini, bispo de Amparo.

No segundo dia, a programação começou com uma missa e, em seguida, o padre Antônio Ramos do Prado, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB expôs o tema "Juventude e fé". À luz do Documento de Aparecida, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento da CNBB nº 85 sobre a evangelização dos jovens, o assessor destacou as expressões de fé dos jovens dentro e fora da Igreja.

Logo após, aconteceu o Painel com a presença do bispo de Limeira, dom Vilson Dias de Oliveira, que abordou o tema Juventude e iniciação à fé; dom Edmar Peron apresentou o tema Juventude e Mistagogia e o padre Paulo Gil refletiu sobre Juventude - Experiência religiosa e eclesial.

Na opinião do representante nacional da Pastoral da Juventude, do Regional Sul 1, Júlio César F. Costa foi "muito bom ver padres e bispos falando sobre Juventude, evangelização da Juventude, colocando-a como protagonista deste espaço. E notável a esperança depositada na juventude e isso nos anima mais para o trabalho pastoral".

O jovem da diocese de São José dos Campos (SP), Everton de Melo Félix afirmou que: "Oportunidade como está que estamos vivenciando deveriam acontecer em todos os espaços de nossa Igreja".

O padre André Cunha de Figueiredo, do Setor Juventude do Regional, falou sobre a Jornada Mundial da Juventude e Campanha da Fraternidade - 2013.

Fonte: CNBB