quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Juventude católica recebe símbolos da JMJ em Manaus

Depois de percorrer os municípios de Barcelos, Tabatinga, Tefé, Coari e Borda, todos no Amazonas, a Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Nossa Senhora chegaram por volta das 11h30 desta quinta-feira (20) ao Porto do Careiro da Várzea, na capital amazonense, onde houve um momento celebrativo, com a presença do bispo auxiliar de Manaus dom Mário Antônio.

Cerca de 300 jovens dos municípios de Borba, Careiro Castanho, Manaquiri e comunidade local participaram da pré-acolhida dos símbolos, na quadra polivalente José Francisco Sales Batista, no Porto do Careiro.

Conforme dom Mário Antônio, a principal mensagem aos jovens que participaram da pré-acolhida é despertar o desejo de resgatar o ser humano para uma vida cristã. “Jovens ou não, Cristo nos convida a sermos pescadores de gente”, disse.

Encontro das águas

Cerca de 500 fiéis participaram da acolhida oficial da Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora pela Arquidiocese de Manaus na tarde desta quinta-feira (20) no “Encontro das Águas”. O arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira, presidiu uma Celebração para marcar o momento de fé.

O local foi escolhido por ser um das belezas naturais da Amazônia e visa despertar na sociedade a reflexão sobre a preservação do meio ambiente e o respeito com a criação divina. A comunidade católica da vive na orla de Manaus também se fez presente.

Um dos momentos mais emocionantes da programação foi o mergulho da Cruz nas águas dos rios Negro e Solimões, que formam o fenômeno “Encontro das Águas”.

Conforme o Arcebispo de Manaus Dom Luiz Soares foi “um momento muito especial, no qual a juventude inicia uma caminhada de fé rumo a Jornada Mundial da Juventude (que acontecerá no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, no período de 23 a 28 de julho)”. Dom Luiz lembrou que a Igreja Católica irá promover uma Campanha da Fraternidade sobre a juventude.

Rio Negro

Pastoral da Juventude e Ministério Jovem da RCC, entre outras expressões que evangelizam a juventude, se reuniram cheios de entusiasmo em torno dos símbolos da JMJ em Manaus. A entrega da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora aconteceu durante a caminhada da luz sobre a Ponte Rio Negro.

De acordo com o Bispo Auxiliar de Manaus Dom Mario Pasqualoto os símbolos da Jornada tem a finalidade de despertar a fé no coração de cada jovem.
Após a caminhada pela Ponte Rio Negro iniciou a carreata até a Catedral Metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição onde aconteceu a primeira vigília pela vida da juventude organizada pelo setor 1 e movimentos da arquidiocese.

A animadora da Arquidiocese de Manaus, Irmã Célia Santos destacou a alegria dos jovens em participar desse momento importante para a Igreja Católica. “É um bonito exemplo da expressão da juventude, no qual eles puderam manifestar alegria, dançar e cantar. É o momento em que o jovem olha para a Cruz e para Maria e não se deixa abater diante das dificuldades”.

Fonte: Gecilene Sales e Luiz Neto - Rádio Rio Mar