quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Comire dá início o primeiro módulo do Curso de Missiologia e Animação Pastoral

Os alunos terão aulas em três etapas nos meses de setembro, outubro e novembro
 
O Conselho Missionário Regional (Comire) Sul 1 da CNBB promoveu, no dia 07 de setembro, a aula inaugural do primeiro módulo do Curso de Extensão em Missiologia e Animação Pastoral. Até o dia 18 de novembro, animadores missionários farão a especialização e terão a oportunidade de estudar o tema da missão sob três perspectivas: fundamental, contextual e prática.

A abertura do curso contou com a missa presidida pelo padre Sérgio Bradanini. Os 28 agentes inscritos, dentre leigos(as), religiosos(as), seminaristas e clérigos, de diversas regiões do estado de SP, terão aulas em três etapas nos meses de setembro, outubro e novembro, na sede da Obra dos Cenáculos Missionários, no Alto da Lapa. Os temas abordados seguem o contexto bíblico, histórico e teológico, antropológico, ecumênico e ética; pedagógico-catequético; administrativo-gerencial e metodológico-projetual.
 
"Nosso objetivo é oferecer uma formação específica no campo da missão a leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos e presbíteros engajados (ou que que gostariam de se engajar) na animação missionária, particularmente os coordenadores e os membros dos Comidis. Na aula inaugural, os alunos fizeram a 1ª Sessão: Fundamentos Bíblicos da Missão". - explicou o responsável do curso, Robson Ferreira.

A assessora da IAM (Infância e Adolescência Missionária) da Diocese de Caraguatatuba (SP), Regina Célia Montagner de 46 anos, se matriculou para fazer o curso porque pretende futuramente fazer uma experiência missionária. Para ela é muito importante que os missionários busquem cada vez mais essas oportunidades que nos proporcionam um conhecimento dos fundamentos, culturas, experiências e muito mais. “particularmente se eu posso, gosto de participar de tudo que é relativo às missões”.

Nossa vida é Missão

Em mensagem divulgada no folder do curso, o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer , Arcebispo de São Paulo e Presidente do Regional Sul 1 manifesta seu apreço pela iniciativa, “o curso vai ajudar a preparar missionários para a Igreja. Uma boa formação é necessária para ter boa fundamentação para a ação missionária. Faço votos que este curso produza muitos frutos,  para que a Igreja em nosso Regional possa ser generosamente missionária!” – Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo.

O curso é ministrado através do Centro Cultural Missionário e Comire Sul 1 da CNBB (Estado de São Paulo).  Mais informações sobre o curso pelo e-mail secretaria@formacaomissionaria.org.br

Fonte: Renato Papis – Mtb/SP 61012
Setor de Comunicação
cnbbs1@cnbbsul1.org.br