segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Criciúma acolhe Congresso Nacional do Movimento de Irmãos

A Diocese de Criciúma sedia, de 17 a 19 de agosto, a nona edição do Congresso Nacional do Movimento de Irmãos, o IX CONAMI. Ao todo, 783 casais estão inscritos no evento religioso, que será realizado no Centro de Eventos José Ijair Conti, no bairro Santa Bárbara, em Criciúma.

Com o tema “A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Família” e o lema “Quanto a mim e a minha família, serviremos ao Senhor” (Js 24,15b), os congressistas participam da cerimônia de abertura às 19h de sexta, 17, na presença do bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, que irá presidir a primeira palestra do congresso; além do bispo de Montenegro (RS), Dom Paulo Antonio De Conto (primeiro bispo da Diocese de Criciúma); do bispo de Rio do Sul (SC), Dom Augustinho Petry e do arcebispo emérito de Curitiba (PR), Dom Pedro Fedalto. O evento será acompanhado também pelo seu orientador espiritual, o assessor do Movimento de Irmãos na Diocese de Criciúma, padre José Benjamin Cipriano (Zezinho).

O congresso será encerrado ao meio-dia de domingo, 19. Antes do término, dom Jacinto presidirá a missa, seguida pela eleição da nova coordenação nacional. Logo após, será apresentada a diocese que sediará a décima edição do CONAMI e a Celebração de Envio.

“Temos a alegria de acolher em nossa diocese este encontro que, certamente, se tornará um momento de grande renovação pelo tema que será refletido. Queremos que todos sintam-se bem acolhidos e que este seja um momento de graça, com a benção de Deus”, enfatiza dom Jacinto.

O Movimento de Irmãos na Diocese de Criciúma


Presente em 27 paróquias, com mais de 1.800 casais, o Movimento de Irmãos da Diocese de Criciúma atua diretamente junto às paróquias e pastorais, com o objetivo de formar lideranças entre os casais para atuarem nos diversos serviços prestados junto à Igreja. “O Movimento realiza encontros de casais para capacitá-los, para que possam, senão permanecer nele, exercer uma função dentro da Igreja”, ressalta Aldoir Batista, que também é coordenador de área dentro da Comarca de Criciúma.

“O grande objetivo é evangelizar os casais. E não trabalhamos somente os casais, mas a família. Temos momentos para nossos filhos, quando participam conosco e determinados momentos em que só o casal participa, mas fazemos toda uma integração com a família”, ressalta o conselheiro nato Juceli Amandio.

Segundo eles, um dos maiores serviços prestados pelo movimento é o “aprofundamento de casais”, que busca resgatar casais afastados da Igreja ou que não participam do Movimento de Irmãos. Os trabalhos são focados ainda na preparação dos casais para o Matrimônio, para o convívio familiar e a vida comunitária e de fé.

Fonte: CNBB