segunda-feira, 25 de junho de 2012

Egito: Bispo católico diz que vitória de candidato da Irmandade Muçulmana nas presidenciais é "positiva"

O bispo copta católico de Luxor encara com serenidade a vitória nas eleições presidenciais de Mohammed Mursi, o candidato da Irmandade Muçulmana.

"Considero positiva a vitória de Mohammed Mursi, com a esperança de que todos trabalhem agora num espírito de cooperação para renovar o país", afirmou D. Youhannes Zakaria à agência católica Fides.

O primeiro discurso de Mursi como presidente eleito foi também avaliado favoravelmente pelo bispo de Luxor, uma das mais importantes regiões turísticas do Egito devido à sua herança arqueológica.

"As suas palavras dão tranquilidade, em particular a declaração de querer ser o presidente de todos os egípcios, de melhorar a economia através do impulso ao turismo", disse o prelado.

D. Youhannes Zakaria prevê que a economia vai tornar-se um dos principais desafios de Mohammed Mursi, que obteve 51,7% dos votos, contra 48,3% do seu opositor, Ahmed Shafiq.

O prelado adiantou que na província de Luxor, 650 km a sul do Cairo, "a maioria votou em Ahmed Shafiq, já que era considerado o candidato mais adequado para tranquilizar os turistas".

"A Irmandade Muçulmana fez algumas declarações preocupantes a respeito do turismo durante a campanha mas há que distinguir entre a propaganda eleitoral e as ações concretas que devem ser tomadas quando se está no governo", acrescentou.

O desemprego é para D. Youhannes Zakaria um dos principais problemas do país: "Aqui, em Luxor, com a queda do turismo quase toda a população está sem trabalho. A sociedade egípcia está tranquila mas agora, depois das palavras, quer ver os atos".

Fonte: Agência Ecclesia