terça-feira, 26 de junho de 2012

Bispos da Amazônia celebram 40 anos do documento de Santarém

Está tudo pronto para o encontro que vai reunir os bispos da Amazônia em Santarém (PA), entre os dias 2 e 6 de julho. O 10ª Encontro da Igreja na Amazônia será realizado no Seminário São Pio Décimo e destacará o tema: Cristo Aponta para a Amazônia. Estão confirmadas as presenças do Secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, além do presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, cardeal Cláudio Hummes.

Participam do encontro os bispos das dioceses dos três regionais da CNBB na região da Amazônia: Norte I (norte do Amazonas e Roraima); Norte 2 (Pará e Amapá) e Noroeste (Rondônia, Acre e sul do Amazonas).

O ponto central é a reflexão da ação evangelizadora da Igreja na Amazônia nos últimos 40 anos, que tem como base o “Documento de Santarém”, elaborado em 1972. Também serão apresentadas sugestões para uma Evangelização Encarnada, Missionária e Profética na Amazônia para os próximos cinco anos.

Está prevista a elaboração de uma carta ao Povo e aos Governadores dos Estados da região amazônica, e outra ao Papa Bento XVI, com os resultados do evento.

A cobertura das atividades do evento vai estar disponível através do endereço www.encontrodosbisposdaamazonia.blogspot.com.br.

Com informações de Ercio Santos (Pascom / Diocese de Santarém)

Fonte: CNBB