quinta-feira, 24 de maio de 2012

Políticas públicas de juventude será tema de debate em São Paulo

No próximo dia 31, pessoas que trabalham com a temática de juventude poderão discutir sobre o assunto no ciclo de capacitação Diálogos sobre políticas de juventude: os desafios das políticas setoriais. O evento, promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo correio eletrônico: juventude@sp.gov.br

Janaína Lima, coordenadora de juventude da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, explica que a intenção é "capacitar gestores e servidores da administração pública e pessoas que trabalham com programas e projetos para a juventude; e difundir o conhecimento para a sociedade".

As capacitações serão destinadas prioritariamente a gestores/as e servidores/as que atuam na área, mas, segundo ela, isso não impede a participação da sociedade civil. "É uma forma de aproximar o poder público da sociedade", comenta, ressaltando a importância da união de todos os setores no enfrentamento aos desafios e problemáticas que afetam a juventude.

Segundo a coordenadora, o evento faz parte de um ciclo de capacitações dividido em oito momentos. Ao longo deste e do próximo ano, os/as interessados/as poderão aprofundar os conhecimentos em questões voltadas para a juventude, como políticas públicas, educação, emprego, drogas, sexualidade, e diversidade.

Neste primeiro ciclo, os temas escolhidos foram: "Introdução ao Conceito de Políticas Públicas e o Panorama da Juventude do Estado de São Paulo" e "Drogas: Consumo, Prevenção e Tratamento". A atividade ocorrerá das 8h às 18h do dia 31 de maio no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e contará com a presença de pesquisadores/as e profissionais que trabalham na área.

As discussões de políticas públicas, por exemplo, terão a participação do professor Fernando Coelho, coordenador do Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP), e das analistas de Projetos da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade): Lúcia Mayumi Yazaki e Ana Lúcia de Siqueira Brito.

Já as reflexões sobre drogas terão a presença de: Luiz Alberto Chaves de Oliveira, coordenador de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo; Arthur Guerra de Andrade, presidente-executivo do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa); e Ronaldo Laranjeira, diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas (Inpad).

"Vamos conhecer iniciativas [de enfrentamento] que já estão dando certo, conhecer o drama e os tratamentos", afirma, destacando a importância de discutir a temática das drogas, já que, segundo ela, "o jovem é muito mais vulnerável a esses dramas sociais".

Mais informações em: http://www.juventude.sp.gov.br/

Fonte: Karol Assunção - Adital