quarta-feira, 23 de maio de 2012

Nova coordenação estadual para a Juventude Missionária de Alagoas

As três dioceses de Alagoas (Maceió, Penedo e Palmeira dos Índios) acolheram nos dias 18 a 20, o Encontro Estadual de Formação para Jovens Missionários. Participaram 30 jovens. O encontro foi assessorado pelo secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária, padre Marcelo Gualberto.

O encontro teve por objetivo levar ao conhecimento dos jovens as atividades desenvolvidas pela Juventude Missionária, além de seu carisma, identidade e metodologia. "Neste encontro de implantação da JM, insistimos na metodologia das quatro áreas integradas (ver, iluminar, agir e celebrar) que é a coluna vertebral de toda obra das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e que tem atraído de crianças a idosos, perpassando os jovens, as famílias e os enfermos", comentou o secretário.

O 3º Congresso Missionário Nacional, que será realizado em Palmas (TO) de 12 a 15 de julho, também foi pauta do encontro. Isso porque um dos mutirões do evento será sobre a Infância, Adolescência e Juventude Missionária. Destaque também para o processo de evangelização da juventude até 2013 que vem acontecendo pelas dioceses do Brasil, por meio do evento Bote Fé, os seminários nacionais de comunicação, bioética e missão. Trata-se de eventos com enfoque na juventude em preparação à Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) e a semana missionária que acontecerá em todas as dioceses do país e antecede a Jornada.

Além das discussões e atividades, houve troca de coordenação estadual da JM que agora fica formada pelos jovens Luana e o Walace, ambos de Arapiraca. Há dois anos eles já estavam à frente da JM na articulação. Neste encontro foi escolhido ainda um jovem de cada diocese para representar a Juventude Missionária: Lucas, da diocese de Penedo e João pela arquidiocese de Maceió. O jovem da diocese de Palmeira dos Índios será indicado pelo bispo. Lucas é, portanto, o novo coordenador estadual. Ele conta com a assessoria adulta da Silvia e do seminarista Antonio.

"Agradecemos toda dedicação e disponibilidade dos jovens Walace e Luane neste anos de articulação da JM em Alagoas. Aos novos articuladores desejamos muita força para ajudar a JM de alagoas cada dia mais testemunhar sua missionariedade e assim produzir frutos para Igreja do Brasil e do mundo", completou padre Marcelo.

Fonte: Fúlvio Costa - POM