quinta-feira, 31 de maio de 2012

Egito na lista de países que preocupam sobre a liberdade religiosa

Pelo segundo ano consecutivo o Egito aparece na lista dos países de particular preocupação (“Countries of particular concern” – Cpc) assinalados pelo Secretário de Estado e pela especial Comissão Estadunidense para a liberdade religiosa internacional (U.S. Commission on International Religious Freedom – Uscirf). Segundo o último relatório anual, publicado recentemente, o Governo de transição egípcio “continuou envolvido e tolerando contínuas, sistemáticas e graves violações da liberdade de pensamento, consciência, religiosa ou de fé”.

Entre as principais vítimas das violências sectárias a comunidade cristã: uma centena os coptas assassinados por causa de sua pertença religiosa em 2011, mais de todo o decênio anterior. “Este nível de violência e a não punição dos responsáveis – observa a Comissão – continuaram alimentando um clima de impunidade, aumentado a possibilidade de novas violências”.

O relatório, citado pela agência CNS, releva ainda que as autoridades egípcias não impediram aos meios de comunicação controlados pelo Estado de difundirem conteúdos ofensivos e degradantes contra algumas comunidades religiosas: em particular contra os mesmos coptas, hebreus e baha’i. A Comissão Estadunidense recomenda que a Administração dos Estados Unidos pressione o atual executivo de transição e o futuro governo civil para adotar medidas que possam melhorar a situação da liberdade religiosa no País.

Entre estas a abolição da obrigação de especificar nos documentos a religião de pertença e a introdução de uma legislação igual em matéria de construção e restauração dos lugares de culto. O relatório pede, depois, uma intervenção mais decidida para reprimir os grupos sectários violentos.
 
Fonte: Rádio Vaticano
Local:Washington