quinta-feira, 24 de maio de 2012

“A diversidade, quando colocada à serviço da comunhão, é uma riqueza”, disse dom Biasin

O convite é para que todos os cristãos possam entrar num processo permanente de conversão, trabalhando pela vitória de Cristo, que começa com a promoção da unidade entre os cristãos. Este é o desejo da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Semana de Oração ocorre no período que antecede a celebração de Pentecostes, este ano de 20 a 27 de maio. A temática proposta sempre busca indicar o caminho de conversão que todos os cristãos são chamados a fazer, como explica o presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, dom Francisco Biasin. “Queremos seguir o exemplo de Jesus, que não impôs a unidade, mas orou por ela”.

O bispo recorda que os vinte séculos do cristianismo tem muitas marcas de divisão, e que isto é obra humana. “A obra de Deus é a comunhão e a unidade”. Por este motivo, Biasin lembra que cada cristão deve rezar pela unidade e trabalhar por ela, apesar das dificuldades e resistências que possa estar no coração de cada um.

O tema proposto para a Semana de Oração 2012 - “Todos seremos transformados pela vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Cor 15,51) -  leva os cristãos a uma meditação sobre a ação constante da oração de Jesus. “Muitas vezes ele usou esta palavra. ‘Que todos sejam um’ (Jo 17,21); ‘Quando eu serei levantado da terra, atrairei todos a mim’ (Jo 12,32). Ele invoca o Pai e implora a unidade para todos os seus discípulos. E a unidade, de fato, é um dom. O próprio Deus vive a comunhão nas três divinas pessoas. A unidade das igrejas, dos discípulos de Jesus, deve se espelhar nesta comunhão da Trindade”, explica dom Biasin. logo_souc

Mas quando se pensa na unidade dos cristãos, surgem questionamentos sobre como ela deve ocorrer de forma concreta. Dom Biasin explica que para sermos “um só rebanho e um só pastor”, não é preciso estar na mesma igreja, mas valorizar a riqueza de cada uma. “Que todas as igrejas façam um esforço de conversão ao Senhor Jesus e assim possam convergir, do local onde estão para Jesus. Mais próximas d’Ele, cada uma com o seu caminho feito, seremos discípulos de muitas faces, mas não de uma cara só”. 

O principal subsídio para reflexão durante a Semana de Oração é um caderno de oração, que foi inicialmente elaborado pelas igrejas da Polônia. “País marcado por histórias de sofrimento, mas também por muita coragem e resistência. Testemunhando a sua firmeza na fé este povo venceu inúmeros desafios”, avalia o tesoureiro do CONIC, pastor Altemir Labes, na carta da entidade por ocasião da Semana de Oração. Depois de adaptado, o subsídio foi publicado em conjunto pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos do Vaticano e pela Comissão de Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas, de Genebra. No Brasil, a publicação foi traduzida pela CNBB e adaptada para a realidade brasileira pelo CONIC.

Para o presidente da Comissão para o Ecumenismo, um aspecto forte da Semana de Oração e do constante diálogo ecumênico é o encontro com a diversidade. “Quando ela é colocada a serviço da comunhão, ela se torna uma riqueza. Uma vez unidos, esta diversidade colocada em comunhão, enriquece a todos”.

Mais que uma ação institucional, o ecumenismo deve ser uma atitude pessoal, que exige de cada um a disponibilidade para abrir-se ao outro, como explica dom Biasin. “Quando a gente se abre ao outro, a gente por um lado perde, e por outro se enriquece muito. Na medida em que você se esvazia de sua riqueza para acolher o outro, então este perder se torna um grande enriquecimento. É um perder pra ganhar, não com a intenção do ganho, mas na dinâmica trinitária, quem perde, se esvazia, está disposto a acolher a riqueza do outro, sem perder a própria, pois a doa também a quem se aproxima”.

Fonte: CNBB